COMUNICAÇÃO SOCIAL

Audiências dos debates televisivos

DEBATE ENTRE ANTÓNIO COSTA E RUI RIO, POR CANAL (16/09)

Canal Principal Audiência Canal Principal Canal Informativo (Simult.) Audiência Canal Inf Audiência Total
SIC 1 091 830 SIC Notícias 68 073 1 159 903
TVI 839 335 TVI 24 5 811 845 146
RTP 1 775 953 RTP 3 30 134 806 087

TOTAL DE AUDIÊNCIAS, POR DEBATE

Data Debate Canal Principal Audiência Canal Principal Canal Informativo (Simult.) Audiência Canal Inf Audiência Total
16/set António Costa – Rui Rio SIC/TVI/
RTP 1
2 707 118 SIC Notícias/
RTP 3/TVI 24
104 018 2 811 136
02/set António Costa –
Jerónimo de Sousa
SIC 1 122 344 SIC Notícias 106 393 1 228 737
11/set António Costa – André Silva SIC  1 094 771 SIC Notícias 125 468 1 220 239
05/set Rui Rio – Assunção Cristas SIC 970 650 SIC Notícias 54 875 1 025 525
13/set António Costa –
Assunção Cristas
TVI 874 751 TVI 24 60 250 935 001
15/set Rui Rio – Catarina Martins TVI 784 674 784 674
12/set Rui Rio – Jerónimo de Sousa RTP 1  747 183 RTP 3 242 747 425
06/set António Costa –
Catarina Martins
RTP 1 691 607 RTP 3 37 638 729 245
09/set Rui Rio – André Silva RTP 1 699 263 RTP 3 22 358 721 621
14/set Assunção Cristas –
André Silva
RTP 3 91 021 91 021
07/set Catarina Martins –
André Silva
SIC Notícias 67 759 67 759
03/set Catarina Martins –
Assunção Cristas
RTP 3 62 504 62 504

20 de setembro – Sem surpresa, o debate entre António Costa e Rui Rio, transmitido em simultâneo nos principais canais generalistas e respetivos canais do cabo, foi o que reuniu maior número de telespetadores: 2.707.118 nos canais abertos e 104.018 nos canais do cabo, alcançando um total de 26,6% da população portuguesa.

Contudo, quando analisados os debates num único canal, o primeiro frente a frente, no dia 2 de setembro, entre António Costa e Jerónimo de Sousa, na SIC, conseguiu o top de audiências, com 1.222.344 espetadores.

O terceiro debate com maior visualizações foi entre António Costa e André Silva, que somou, na SIC e SIC Notícias, 1.220.239 telespetadores.

O canal vencedor de audiências nos debates para as Legislativas 2019 foi a SIC, seguida pela TVI e, finalmente, RTP.

Artigo de Ana Faustino, Research Team Leader, Cision,
com recolha de Susana Fernandes, Researcher, Cision

Fonte de Dados: GfK/CAEM

 

Negócio Cofina/TVI perto de estar concluído: faltam pormenores e aceitação dos reguladores

19 de setembro – A Cofina, pelo seu CEO Paulo Fernandes, anunciou que, recentemente, têm decorrido de “forma muito intensa” as negociações que visam a compra da TVI ao grupo espanhol Prisa por 225 milhões de euros. De resto, são agora detalhes jurídicos e os reguladores do setor os únicos obstáculos ao negócio, em particular os últimos, visto que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, no dia 17 de setembro, deu ordem de suspensão das negociações, nas quais participam, em parceria com a Cofina, os bancos Abanca (Galiza), Santander e Société Générale (Paris) e o grupo DouroAzul. Apesar do travão às negociações, subsiste a confiança de que os reguladores do setor não vão colocar entraves ao negócio e de que este se vai concretizar a curto prazo.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

“Media locais, regionais, comunitários e de proximidade” em foco na Escola de Outono de jornalismo da FAL-UBI

19 de setembro – Entre os dias 19 e 21 de setembro, a Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) acolhe a Local Media Fal(l) School, um conjunto de sessões de formação jornalística e de apresentação de estudos académicos da área. Com as atenções direcionadas para o jornalismo de proximidade e para o seu papel no” novo ecossistema digital”, a iniciativa marca o início do ano letivo 2019/2020 e converge no tempo com o Festival da Cherovia (18 a 22 de setembro, na Covilhã), que servirá de objeto de trabalho a académicos, jornalistas e estudantes.

De acordo com João Carlos Correia, responsável pelo Remedia Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais -, o objetivo é tornar “regular” o evento que “surge a partir da FAL-UBI e que se estende à cidade, concelho e região”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 545
Meios 5 917
Influenciadores 13 628
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 459
Registos unívocos atualizados na semana 866
Total de atualizações da semana 3 707

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.