COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cofina/Media Capital: registo da OPA já foi pedido junto da CMVM e Impresa já se informou do negócio junto da AdC


14 de outubro – O registo da OPA da Cofina sobre o grupo Media Capital foi pedido no dia 11 de outubro, confirmou a CMVM à Agência Lusa. A Comissão supervisora do setor vai prosseguir com a “análise da operação”, de acordo com a referida, mas não identificada, fonte oficial. Entretanto, a Impresa aproveitou o prazo estipulado pela Autoridade da Concorrência (AdC) – até 18 de outubro – para levantar informação sobre a compra da detentora da TVI. No entanto, o grupo chefiado por Francisco Pedro Balsemão não garantiu vir a contestar a aquisição.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Verdes Hábitos é a mais recente aposta da TSF e estreou no dia 11 de outubro


14 de outubro – A emissora da Global Media conta com um novo programa às sextas-feiras, sempre a partir das 18h40. Apresentado por Sara Beatriz Monteiro e por Inês André de Figueiredo, intitula-se Verdes Hábitos e pretende dar a conhecer “novas ideias para mudar velhas rotinas”, sempre tendo em perspetiva o “estado de emergência climática”. A estreia deu-se no dia 11 de outubro e contou com a presença de um casal que se prepara para abrir “um restaurante sem carne, com uma única mesa e sem caixote do lixo”, o Kitchen Dates.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Teresa d´Ornellas é a nova diretora da revista Prevenir


15 de outubro – Após a cessação de funções de Nazaré Tocha, Teresa d´Ornellas assumiu a direção da revista Prevenir, centrada nos temas de Saúde e Medicina, dirigida ao público geral. A nova diretora conta com mais de uma década de experiência em posições diretivas de revistas vocacionadas para a saúde. Ocupou o cargo de diretora na “Saber Viver” (2005-2010) e na “Ultimate Beauty” (2012-2014), sendo, de momento e desde 2014, diretora também na “pH”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Influenciadores

Presidente da República reúne-se com influenciadores no Palácio de Belém


17 de outubro – Marcelo Rebelo de Sousa convidou cerca de trinta influenciadores nacionais para uma reunião em Belém, que durou mais de quatro horas. No encontro, que contou com “influencers” de várias plataformas do espetro digital, o chefe de estado português abordou, essencialmente, a importância das novas formas e dos novos meios de comunicação. Raquel Strada, apresentadora e blogger, mostrou-se “muito feliz com o resultado deste encontro”, que parece não ter sido o último, visto que terá ficado agendado novo encontro.

Com o Presidente da República estiveram nomes como Mafalda Sampaio (Maria Vaidosa), Sofia Arruda, Rui Maria Pêgo ou Salvador Martinha.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 249
Meios 5 954
Influenciadores 13 295
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 470
Registos unívocos atualizados na semana 942
Total de atualizações da semana 3 747

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.