COMUNICAÇÃO SOCIAL

Primeiro Globo de Ouro para o jornalismo nacional entregue a Conceição Lino

30 de setembro – Um dos marcos da edição de 2019 dos Globos de Ouro foi a estreia da categoria para o/a melhor jornalista do país. Conceição Lino, repórter da SIC, recebeu o galardão ao suplantar a concorrência da colega de estação Miriam Alves, de Maria Flor Pedroso (diretora de informação da RTP), de Jacinto Godinho (também da estação pública) e de Ana Leal (TVI).

“E se fosse consigo” é a rubrica de reportagens de investigação a que se tem dedicado a jornalista da estação de Paço de Arcos e que lhe valeu a nomeação e a vitória numa categoria monopolizada pelo jornalismo televisivo.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

Aumento de capital de 85 milhões nos planos da Cofina para financiar a aquisição da Media Capital

1 de outubro – Para concretizar o negócio avaliado em 225 milhões, o grupo de Paulo Fernandes prepara-se para avançar com um aumento de capital na ordem dos 85 milhões de euros, comunicou a detentora do Correio da Manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No referido comunicado, a Cofina informa ainda que “divulgará ao mercado as informações legalmente exigidas relacionadas com a aprovação pelos órgãos competentes e a realização do referido aumento de capital, quando se encontrarem definidos os termos e condições em que será proposto à assembleia geral”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

Level Up é o novo programa de gaming da MegaHits

4 de outubro – O gaming já se instalou definitivamente em Portugal e os órgãos de comunicação social já o perceberam. O mais recente exemplo surgiu no dia 3 de outubro, com a estreia de um programa quinzenal dedicado ao universo do gaming e dos esports, designado “Level Up”. As emissões serão igualmente transmitidas em direto na plataforma Twitch, um dos antros do gaming, e terão lugar às 20h30, durante três meses.

Em cada emissão, Tiago “Tiji” Pereira, streamer, receberá um convidado. Além das entrevistas, também serão parte integral do segmento lançamentos de produtos e divulgações de gamers e streamers que estejam em destaque em Portugal ou no estrangeiro. Para António Fuzeta da Ponte, director de marca e comunicação da Worten, parceira da MegaHits no projeto, atingir um público jovem e “reforçar a proximidade com a comunidade gamer” são os objetivos primordiais.

Por sua vez, o grupo Renascença – proprietário da MegaHits -, por intermédio do seu diretor de digital, Nelson Pimenta, afirma que a “parceria é um exemplo de como o meio rádio funciona de forma perfeita com as marcas que estão a apostar forte na diferenciação no digital”. Pimenta acrescenta ainda que há um plano sustentado na base desta aposta, revelando que a mesma “faz parte da estratégia do grupo Renascença Multimédia para desenhar uma oferta realmente inovadora no ecossistema digital dos meios de comunicação, em Portugal”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

MEIOS

The Outlier: revista digital de lifestyle é a nova aposta da Megafin, detentora do Jornal Económico

2 de outubro – Moda e beleza, tecnologia, bem-estar e tempo livre: são estes os pilares temáticos que sustentam a mais recente criação do grupo Megafin, The Outlier. Abrangente no alcance e no espetro produtivo – “falamos sobre tudo e para todos, (…) abordamos temas embaraçosos, sem medo que nos levem a mal, remexemos nos assuntos tabu da sociedade, partilhamos as histórias mais inspiradoras com que nos cruzamos e prometemos ser sempre aquilo que o fez procurar-nos pela primeira vez”, afirmam -, The Outlier procura, ainda assim, focar a sua atenção nos assuntos da atualidade, da cultura e do lifestyle, segundo consta do estatuto editorial da publicação digital.

A jornalista Luísa Afonso Moura é a responsável máxima pela revista, que contará com um sítio na Internet autónomo, apesar de estar, em simultâneo, inserida no cosmos do Jornal Económico. Essa ligação permite à magazine digital realizar atualizações diárias com “notícias, artigos de opinião, entrevistas e outros conteúdos sobre os mais diversos temas”, refere a publicação no seu estatuto editorial.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

Media Capital Rádios lança nova rádio digital Smooth: nasceu a Smooth Jazz

1 de outubro –

O grupo Media Capital Rádios (MCR) deu continuidade ao “processo de digitalização que tem vindo a desenvolver neste último ano”, conforme assumido em comunicado, com a criação da Smooth Jazz. É a quinta rádio digital lançada pelo grupo sob a alçada da Smooth FM (pertença da Media Capital), depois da Smooth Soul, da Smooth Blues, da Smooth Bossa Nova e da Smooth Vocal Jazz.

Presente no site da Smooth FM e em aplicação (iOS e Android), à semelhança das restantes, a Smooth Jazz visa, de acordo com o comunicado emitido pela MCR, promover e divulgar “o melhor do jazz instrumental e vocal, celebrando e destacando não só as grandes vozes do Smooth Jazz (Anita Baker, Al Jarreau, Lalah Hathaway), mas também os seus grandes músicos e compositores (George Benson, Paul Hardcastle, George Duke)”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 372
Meios 5 934
Influenciadores 13 438
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 452
Registos unívocos atualizados na semana 1 091
Total de atualizações da semana 4 291

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.