COMUNICAÇÃO SOCIAL

Vitórias de audiência na noite eleitoral

11 de outubro – Consoante a interpretação, em noites de eleições é comum ouvir falar em vitória, por parte de vários partidos. O mesmo pode acontecer, naturalmente, com as audiências das estações televisivas.

A RTP anunciou que tinha sido o canal com maior audiência na noite das eleições legislativas, no passado dia 6. De facto, tendo em conta a média de telespetadores no período em que RTP 1, SIC e TVI noticiaram, simultaneamente, dados sobre as legislativas, entre as 19h50 e as 22h40, foi o canal do Estado que obteve maior audiência (847 mil), seguido pela TVI (768 mil) e a SIC (717 mil).

Contudo, também a TVI se vangloriou de ter obtido o maior número de telespetadores, porque teve em conta as audiências médias dos programas completos sobre as eleições, em cada canal e não os mesmos períodos horários. Como o programa da TVI foi o mais curto (2h30), emitido em pleno horário nobre, registou uma audiência média superior, de 788 mil indivíduos; a RTP 1 dedicou às Legislativas 2019 o programa mais longo (5h50), com blocos fora do pico de maior visualização, o que se transmite, naturalmente, na diminuição da audiência média, para 655 mil telespetadores; a SIC, com uma transmissão de 4h17, registou uma audiência média de 636 mil espetadores.

A SIC também poderia ter reclamado vitória, uma vez que foi o canal escolhido pela maioria da população para ver as primeiras projeções da noite. No primeiro minuto das 20h obteve uma audiência média de 873 mil e, se somada à SIC Notícias, de 987 mil. Na RTP 1 estariam sintonizadas 841 mil pessoas, mais 95 mil na RTP 3. A TVI registou, nesse minuto, 800 mil telespetadores e um total de 913 mil, quando contabilizados, também, os dados do seu canal informativo.

Primeiro minuto das 20h00, a 06/10/2019

Generalista Audiência Média (Live) Cabo Audiência Média (Live) Total
SIC 873 481 SIC Notícias 113 816 987 297
RTP 1 841 280 RTP 3 95 224 936 504
TVI 800 235 TVI 24 112 384 912 619
CM TV 110 735 110 735

Artigo de Ana Faustino, Research Team Leader, Cision
Fonte de Dados: GfK/CAEM

Cofina/Media Capital: Autoridade da Concorrência pede parecer da ERC e permite comentários de interessados até 18 de outubro

7 de outubro – A Autoridade da Concorrência (AdC) facultou dez dias úteis aos interessados na fusão da Cofina com a TVI para se pronunciarem, prazo que termina a 10 de outubro. Terminado esse período, a AdC terá 30 dias úteis para emitir o seu parecer relativo à aquisição da Media Capital pelo grupo presidido por Paulo Fernandes. Entretanto, a AdC já notificou a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) para que esta decrete o seu próprio parecer, que é vinculativo.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Morreu Rogério Rodrigues, consagrado jornalista português

9 de outubro – Faleceu no dia 8 de outubro Rogério Rodrigues, fundador do semanário O Jornal e jornalista da primeira redação do jornal Público. Marcou a imprensa portuguesa com trabalhos em profundidade sobre o PCP, as FP-25 (Forças Populares 25 de abril) e as teias de corrupção na atribuição de verbas do Fundo Social Europeu. Foi, no entanto, a escrever sobre Educação no Diário de Lisboa que deu início à sua carreira no jornalismo, que teve paragem também no vespertino A Capital, onde Rogério foi um dos últimos chefes de redação, no Rádio Clube Português e no Jornal de Notícias.

Sexta-feira, 11 de outubro, realiza-se o velório, a partir das 18 horas, na Igreja Matriz da Amadora. O cortejo fúnebre sai da mencionada igreja, em direção ao crematório de Barcarena, no sábado, dia 12, pelas 14 horas.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

MEIOS

98.4 FM é a casa da Rádio Observador no Grande Porto

7 de outubro – Presente na Grande Lisboa desde 27 de junho, em 98.7 FM, a Rádio Observador chegou no dia 6 de outubro ao Grande Porto, através da frequência modulada 98.4. À semelhança do que acontece na transmissão na capital, a emissora tem rubricas fixas – como a “Manhãs 360º” -, noticiários de meia em meia hora e emissões especiais quando justificadas. Após emissão, todos os programas e rubricas são disponibilizados no site do jornal e nas principais plataformas de podcasts.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

 

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 308
Meios 5 947
Influenciadores 13 361
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 469
Registos unívocos atualizados na semana 961
Total de atualizações da semana 4 280

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.