COMUNICAÇÃO SOCIAL

Global Media Group cria espaço físico dedicado a serviços e eventos 

21 de outubro – Sob a insígnia do Jornal de Notícias, a Global Media inaugurou o Espaço JN, visando “oferecer uma transversal e real proposta de valor para o cliente”, afirma o grupo económico em nota de imprensa. Situado na Praça da República, no centro do Porto, e definido como um “agregador de serviços”, ainda de acordo com a referida nota, o espaço comporta duas áreas: Classificados e Serviços.

Na busca por satisfazer “um público em constante transformação”, o grupo Global Media vai facultar no novo espaço serviços como carregamentos, reparações eletrónicas, transações ou correios, segundo consta na nota de imprensa mencionada. O espaço alberga ainda um auditório equipado para acolher variados eventos.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Viver com Saúde é a aposta da Cofina no segmento da saúde e bem-estar


22 de outubro – O grupo de media liderado por Paulo Fernandes alargou o seu alcance temático com a criação da plataforma digital “Viver com Saúde”, acessível através dos sites do Correio da Manhã e da revista Sábado, publicações do grupo. Em nota de imprensa, a Cofina assevera que o novo espaço digital concentra conteúdos “relacionados com a área da saúde, com informação relevante e atual sobre doenças, sintomas e tratamentos, dicas de bem-estar e nutrição ou os avanços da ciência na saúde”, divididos em quatro áreas: Saúde de A a Z, Bem-estar e Nutrição, Família e Ciência.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Altice Portugal anuncia a Sapo Prime, plataforma de conteúdos informativos pagos


22 de outubro – Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, anunciou no dia 21 de outubro um novo “serviço agregador de conteúdos pagos”, nas palavras de Filipa Martins, diretora do Sapo, sob a designação de Sapo Prime. O administrador do grupo francês em Portugal descreve a nova plataforma como uma “forma rápida, simples, fiável e prática consumir informação e entretenimento”, demonstrando ainda “a expetativa de que o consumidor comece a valorizar os conteúdos pagos, a entendê-los como uma mais-valia”.

Livre de fidelização, o consumidor pode fazer o pagamento por fatura Meo ou por MB Way. Por um valor a partir dos 0,21 euros, é possível comprar avulso artigos de publicações como o Jornal Económico, o semanário Sol, a Visão, o ECO ou a National Geographic.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Sindicato dos Jornalistas assume-se contra compra da Media Capital pela Cofina


23 de outubro – O Sindicato dos Jornalistas (SJ) comunicou à Autoridade da Concorrência a sua posição “desfavorável” relativa ao negócio de aquisição da Media Capital pelo grupo de Paulo Fernandes. As razões apontadas prendem-se, naturalmente, com os direitos dos jornalistas, mas também com os preceitos e propósitos da profissão. O SJ relembra, em comunicado, que fusões anteriores têm redundado em “cortes de pessoal e emagrecimento de redações”, tendo impacto na “pluralidade e na qualidade da informação, podendo comprometer a liberdade de imprensa, um dos pilares da democracia”. Acrescenta o órgão sindical que, adjacente, existe o “risco de degradação das condições de trabalho dos jornalistas e do alastramento de práticas de desregulação e desrespeito pelo trabalho”, podendo o trabalho jornalístico ser tratado como “mera mercadoria”.

O Sindicato realça ainda, no mesmo comunicado, que a Cofina, consumado o negócio, terá “o domínio da quase totalidade dos principais meios de comunicação social”, nos quais se incluem a TVI, o Correio da Manhã, a Sábado e a Rádio Comercial, bem como o “domínio hegemónico do mercado de publicidade e de definição unilateral das suas regras”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

INFLUENCIADORES

Nuno Artur Silva assume cargo de Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media


24 de outubro – Nuno Artur Silva, ex-proprietário da Produções Fictícias (PF), vai assumir a recém-criada pasta de Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, ficando incumbido, entre outras tarefas, de regular o setor dos media, em que trabalhou por mais de duas décadas. Para evitar conflitos de interesses, o escritor e guionista, responsável pela empresa de produção de conteúdos que lançou programas como “Contra-Informação”, “Gato Fedorento” ou “O Eixo do Mal” e detentora do Canal Q, vendeu todas as ações que detinha – 83,3% em seu nome e os restantes em nome da empresa que detém, a SEEMS -SGPS.

O contrato firmado a 18 de outubro foi anunciado pelo próprio no dia 23 do mesmo mês, sendo André Machado Caldeira, até então gerente da PF e sobrinho de Nuno Artur Silva, e Michelle Costa Adrião, até então diretora financeira da PF, os novos proprietários da empresa – sendo André Caldeira o sócio maioritário, detendo os 83,3% do capital social que o tio detinha em nome próprio.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 170
Meios 5 942
Influenciadores 13 228
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 470
Registos unívocos atualizados na semana 1 457
Total de atualizações da semana 5 031

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.