COMUNICAÇÃO SOCIAL

Leonardo Ralha assume posição de subdiretor do Jornal Económico

29 de outubro – Leonardo Ralha foi promovido a subdiretor do Jornal Económico (JE), deixando o cargo de editor executivo das secções de economia e política da publicação do grupo Megafin. O conselho de redação do JE já deu o aval à nomeação de Ralha, que, antes de integrar os quadros do Jornal Económico, havia sido jornalista no Público e no Correio da Manhã, onde chegou a chefe de redação. Filipe Alves, diretor, e Shrikesh Laxmidas, diretor-adjunto, compõem o restante corpo diretivo.

O JE levou a reestruturação mais a fundo e contratou Marta Rodrigues e João Santos Costa para a unidade de branded content. Marta trabalhou na Record Tv Europa, na RTP e na TVI24, enquanto Santos Costa desempenhou funções no Sapo, no Observador, na RTP e na TVI.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

ERC anuncia que não se vai opor à compra da Media Capital


31 de outubro – Na noite de quarta-feira, dia 30 de outubro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu a conhecer, em comunicado, a sua decisão de “não se opor à operação de concentração da Cofina e Media Capital, sem prejuízo das ressalvas enunciadas na respetiva deliberação, por não se concluir que tal operação coloque em causa os valores do pluralismo e da diversidade de opiniões”. O parecer da ERC, que é vinculativo, era o maior entrave em potência do negócio de aquisição da Media Capital pela Cofina, que, assim, pode avançar.

O grupo liderado por Paulo Fernandes espera concretizar a operação no primeiro trimestre de 2020, mediante o pagamento de 225 milhões de euros, valor que engloba as ações do grupo detentor da TVI e a dívida do mesmo.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Millennium BCP já não é acionista do Global Media Group


28 de outubro – O Millennium BCP vendeu, por valores não divulgados, os 10,5% de capital que detinha na Global Media. João Pedro Soeiro e o grupo macaense KNJ, de Kevin Ho, acionistas maioritários do grupo de media detentor de títulos como o DN, compraram, em partes iguais, as ações detidas pelo banco português. De acordo com o Meios & Publicidade, fonte próxima do Global Media Group assume que a venda das ações pelo Millennium BCP “é um primeiro passo para o início da reestruturação” do grupo económico.

Caso o mesmo suceda com o Novo Banco – detentor também de 10,5% do capital da Global Media -, como se espera, as ações da empresa ficam divididas por três acionistas: José Pedro Soeiro, o grupo KNJ – ambos com cerca de 40% do capital – e Joaquim Oliveira, com os 19,25% que já detém (o empresário português tem-se mantido à margem das negociações).

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Conselho de Redação da RDP demite-se em desacordo com a Direção de Informação


28 de outubro – O Conselho de Redação (CR) da rádio pública apresentou pedido de demissão por se sentir defraudada pelo diretor de informação para a rádio, João Paulo Baltazar. Em comunicado endereçado à redação da RDP, o CR alicerça a demissão no facto de não ter sido informado pela Direção de Informação, no devido momento, do pedido de contratação de jornalistas para reforçar a unidade de informação da rádio, o que considera ser “uma profunda deslealdade”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 170
Meios 5 942
Influenciadores 13 228
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 470
Registos unívocos atualizados na semana 1 457
Total de atualizações da semana 5 031

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.