COMUNICAÇÃO SOCIAL

Meios mais vendidos em Julho e Agosto


08 de novembro – Continente Magazine, Maria, Expresso, Correio da Manhã, Tv 7 Dias, Nova Gente, Tv Guia, Happy Woman, Jornal de Notícias e Sábado foram as dez publicações mais vendidas nos meses de Julho e Agosto, de acordo com o mais recente relatório da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT).

Neste bimestre, dos 51 meios analisados e auditados pela APCT, foram vendidas 1.330.329 publicações, sendo 1.243.331 (93,5%) em suporte impresso e 86.998 (6,5%) em suporte digital.
Quando comparada com o período homólogo de 2018, a circulação de Julho/Agosto de 2019 teve uma variação da circulação total de -9,31%. Em contrapartida, a circulação digital registou uma variação positiva, de 14,25%.
Analisados os 4 bimestres de 2019 auditados até ao momento, apenas Março/Abril apresentam uma variação negativa da circulação total, em -0,70%, relativamente a Janeiro/Fevereiro, mas recuperando 1,02% no bimestre de Maio/Junho. Julho/Agosto, período de férias da maioria dos portugueses, apresentou uma subida de 8,79% da variação média da circulação.
Para este estudo, a Cision teve por base o relatório da APCT, do 4.º bimestre de 2019, considerando, apenas, as publicações com dados de circulação diferentes de 0, em 2019 e Julho/Agosto de 2018. Os valores indicam as circulações pagas impressas e digitais.
De notar que A Bola, Sol e i não são auditados pela APCT.

Artigo e análise de Ana Faustino, Research Team Leader, Cision

Fonte de dados: APCT

Cofina/Media Capital: Anacom aprova negócio


06 de novembro – A Anacom, no seu papel de reguladora do setor das comunicações, emitiu um parecer positivo sobre a aquisição da Media Capital pela Cofina, à semelhança da ERC. De acordo com o referido parecer, disponibilizado no site da reguladora, o negócio “não suscita questões concorrenciais relevantes no mercado de comunicações eletrónicas”. A Autoridade Nacional de Comunicações acrescenta, no mesmo comunicado, que “não se identificaram mercados de comunicações eletrónicas potencialmente afetados pela operação em causa”.

O parecer foi enviado para a Autoridade da Concorrência, que tem agora a decisão nas mãos. Deu mais um passo em frente a operação de compra da Media Capital pela Cofina.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Diário de Notícias integrado em projeto de investigação internacional


06 de novembro – O DN, o El País e o Contacto, jornais espanhol e luxemburguês, vão publicar em 2020 reportagens conjuntas, em formato papel e multimédia. O projeto, desenvolvido por Ricardo J. Rodrigues, do DN, e Juan Calleja González, que trabalhou no El País e que é hoje jornalista freelance, vai avançar com o financiamento da Fundação Robert Bosch, através da bolsa Reporters in the Field.

A bolsa em questão visa financiar investigações jornalísticas transfronteiriças no espaço europeu, que será o caso do projeto a apresentar no próximo ano, ainda que os seus contornos não sejam já conhecidos.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Bolsas de Investigação Jornalística da Gulbenkian entregue a 12 jornalistas


04 de novembro – A Fundação Gulbenkian anunciou os doze selecionados para atribuição de bolsas para projetos de investigação jornalística. António Caeiro, Cláudia Marques Santos, Isabel Lindim, Paulo Anunciação, Paulo Moura, Paulo Pena, Pedro Coelho, Raquel Moleiro, Ricardo Dias Felner, Sofia da Palma Rodrigues, Tiago Carrasco e Vânia Maia viram as suas candidaturas aceites pelo júri composto por António Granado (FCSH da Universidade Nova de Lisboa), Cândida Pinto (RTP), Cristina Ferreira (Público), João Garcia e José Pedro Castanheira.

As bolsas Gulbenkian destinam-se a investigações jornalísticas de áreas diversas, desde que diretamente relacionadas com Portugal e os cidadãos lusos.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

INFLUENCIADORES

Judite Sousa abandona TVI


06 de novembro – A jornalista que, durante oito anos, foi uma das caras da estação de Queluz, anunciou nas próprias redes sociais a sua saída da estação prestes a ser comprada pela Cofina. Em comunicado, a Media Capital, detentora da TVI, confirmou a saída da pivô e diretora-adjunta de informação dos seus quadros, afirmando que a decisão “foi tomada de comum acordo depois de, em inteira liberdade e consciência, a jornalista ter demonstrado a sua vontade em terminar este ciclo da sua carreira”.

Judite havia transitado em 2011 para a TVI, proveniente da RTP, podendo voltar à estação pública ou assinar pela SIC, uma vez que o contrato de rescisão não contempla qualquer cláusula impeditiva, de acordo com o Correio da Manhã.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Arsénio reis abandona TSF para assumir novo cargo na Global Media


08 de novembro – A TSF anunciou em comunicado, na noite de 7 de novembro, a saída de Arsénio Reis da direção editorial da rádio, de forma a assumir um posto, não desvendado, relacionado com a internacionalização do grupo Global Media. O trânsito de Arsénio Reis de um cargo para outro surge, consta no referido comunicado, “no contexto de reestruturação do Global Media Group”.

A vaga será preenchida interinamente por Pedro Pinheiro, diretor-adjunto da rádio. No entanto, de acordo com o jornal Público, Daniel Proença de Carvalho, diretor-executivo da Global Media, indicou à direção da TSF o nome de Rosália Amorim, atual diretora do Dinheiro Vivo, pertencente ao mesmo grupo.

Arsénio Reis pertencia aos quadros da rádio notícias há 12 anos, tendo iniciado as funções de diretor em julho de 2016.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Mónica Marques assume coordenação da Kids Marketeer


06 de novembro – Mónica Marques passou a integrar os quadros da Multipublicações para coordenar o projeto Kids Marketeer, novo suplemento da Marketeer, detida pelo grupo referido. A jornalista passou pela rádio, mas foi na imprensa escrita que fez carreira durante mais de vinte anos, tendo passado por publicações como Masterchef e National Geographic Júnior. No último ano, trabalhou numa agência de comunicação, nas funções de assessora e consultora de imprensa.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Faleceu Manuel Gomes de Almeida, primeiro secretário de redação do JN


07 de novembro – Morreu no dia 6 de novembro o antigo jornalista Manuel Gomes de Almeida. A sua carreira jornalística foi construída, em grande parte, na cidade do Porto, onde morava. O natural de Gaia passou pelas redações de “O Comércio do Porto”, “O Jogo e “Jornal de Notícias”, órgão em que foi nomeado secretário de redação, quando o posto foi criado em 1991. Foi no JN que cessou funções, abandonando a profissão em 1993. Manuel Gomes de Almeida tinha 83 anos.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 147
Meios 5 951
Influenciadores 13 196
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 475
Registos unívocos atualizados na semana 764
Total de atualizações da semana 3 136

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.