COMUNICAÇÃO SOCIAL

O mediatismo da Web Summit


14 de novembro – A Web Summit reuniu, em Lisboa, as principais empresas, ideias e negócios que vão marcar o futuro da Tecnologia – e não só. Completamente esgotado, tal como em 2018, o evento, que decorreu na semana passada, e a capital portuguesa marcaram a agenda mediática.

De acordo com um estudo Cision, entre 1 de outubro e 9 de novembro, Lisboa foi citada em 6.119 notícias em meios online internacionais e em 75% das notícias que referem a Web Summit. EUA, Reino Unido, Brasil, Espanha e Alemanha destacam-se entre os países onde se registaram mais artigos sobre a cimeira tecnológica.

Em Portugal, o evento, que decorreu pela quarta vez em Lisboa, foi mencionado em 4.603 notícias, ocupou mais de 57 horas em televisão e mais de 12 horas em Rádio. No período em análise, os meios online assumem preponderância, referindo a Web Summit em 3.243 artigos. Seguem-se as referências em Televisão, Imprensa e Rádio, com 708, 413 e 239 artigos, respetivamente.

De relevar ainda as start-ups nacionais, como a Barkyn, a DefinedCrowd, a GoParity ou a Sound Particles, cuja presença na Web Summit ficou refletida em diversos meios de comunicação social.

O objeto do estudo da Cision foram todas as notícias veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países, monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 1 de outubro e 9 de novembro de 2019.

Análise de Renato Almeida e Uriel Oliveira, Cision

Artigo e revisão de Patrícia Troca, Ana Faustino e Vasco Garcia, Cision

INFLUENCIADORES

Paulo Salvador, jornalista da TVI, considerado o melhor jornalista europeu de gastronomia


09 de novembro – O Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas atribuiu o estatuto de melhor jornalista europeu, na temática gastronómica, a Paulo Salvador. Jornalista há mais de trinta e cinco anos, dedicou uma grande parcela da carreira à divulgação jornalística, tendo sido responsável por diversos programas temáticos, como, a título de exemplo, o “Mesa Nacional”, da TVI.

Regra geral, as reportagens gastronómicas da sua autoria incidem na cozinha tradicional portuguesa, de vários cantos e recantos do país.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

MEIOS

Site De Mãe Para Mãe lança revista trimestral


13 de novembro – O site dedicado à temática da maternidade criou uma revista homónima que visa, segundo Rita Amaral, diretora de redação da nova revista, ser um “veículo para uma gravidez mais informada, consciente e saudável”. A publicação, gratuita e trimestral, propõe-se apresentar “conteúdo qualificado e relevante” no âmbito da maternidade, com autoria de profissionais especializados, assume a direção do site e, agora, da revista.

Em jeito de justificação, Rita Amaral acrescenta que “nos últimos anos procurámos sempre desenvolver o website, (…) mas desta vez quisemos ir mais além”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 143
Meios 5 958
Influenciadores 13 185
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 485
Registos unívocos atualizados na semana 1 231
Total de atualizações da semana 5 467

 

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.