COMUNICAÇÃO SOCIAL

Peça do Público recebe terceira distinção, agora da Associação Corações com Coroa

26 de novembro – A reportagem “Esta escola já não é só para ciganos”, de Ana Cristina Pereira e Adriano Miranda, recebeu o prémio Corações Capazes de Construir, que visa “distinguir trabalhos de comunicação que se destaquem na promoção do conhecimento, informação, sensibilização e proteção dos Direitos Humanos”, segundo a Associação Corações Com Coroa, promotora do galardão.

Integrada numa série sobre crianças ciganas e escolaridade obrigatória, a peça já havia sido distinguida por duas ocasiões: em abril, o Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens atribuiu-lhe o prémio Direitos da Criança em Notícia e, em agosto, arrecadou o primeiro lugar na Categoria da Imprensa Nacional do prémio Analisar a pobreza na Imprensa, da EAPN-Portugal/Rede Europeia Antipobreza.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Vencedores dos Prémios Gazeta criticam condições atuais da prática jornalística

27 de novembro – A entrega dos Prémios Gazeta referentes a 2018 ficou marcada pelas críticas transversais às condições do jornalismo atual e à forma como se espera que a profissão seja praticada. Jornalistas de todo o espetro mediático expressaram desalento perante o imediatismo, a pressão económica sofrida pelos meios de comunicação social, a subversão do jornalismo, o parco salário auferido pelos profissionais, o constante espetro do despedimento e demais condicionantes que afetam o jornalismo e quem o pratica.

Na presença do Presidente da República e do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, os jornalistas laureados deixaram claro que se sentem meros “retransmissores de informação”, nas palavras de Victor Bandarra, da TVI.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Impresa produz revista corporativa da Galp

27 de novembro – No âmbito do projeto Energiser, a Galp lançou uma revista homónima com produção do Grupo Impresa. A publicação, à semelhança do site que deu início ao projeto, visa “contar as melhores histórias sobre os desenvolvimentos tecnológicos, as inovações, os desafios e os caminhos da transição energética que marcam a realidade deste setor”, de acordo com a Galp.

A revista, cujas edições são bilingues – português e inglês -, está a cargo da secção de Novas Soluções de Media do grupo de Pinto Balsemão e lançou a primeira edição, com dois mil exemplares, no 29º Congresso da ADPC (20 e 21 de novembro).

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Sindicato dos Jornalistas promove conferência sobre financiamento dos media

26 de novembro – Nos dias 2 e 3 dezembro, vai ter lugar a Conferência Financiamento dos Media, na Cidadela de Cascais. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pretende fazer do evento um espaço de debate e reflexão sobre as “dificuldades de sustentabilidade do setor”, que “põem em risco a independência do jornalismo”, e o financiamento dos media em Portugal, segundo o presente no site da associação sindical.

Numa época em que o jornalismo está “sob ameaça – pelo desemprego, pela precariedade, pela excessiva concentração”, o SJ “convoca todos – o Estado, as empresas, públicas e privadas, grandes ou pequenas, nacionais, regionais ou locais, os jornalistas e a sociedade – a irem além do diagnóstico, apontando caminhos e soluções”, consta no seu sítio digital.

Nuno Artur Silva, secretário de Estado do Cinema, do Audiovisual e dos Media, é um dos oradores confirmados, miríade em que se encontram, entre outros, Gonçalo Reis (RTP), Nicolau Santos (Lusa), Afonso Camões (Global Media Group), Ricardo Costa (Impresa), Sérgio Figueiredo (TVI/Media Capital) ou Mário Ramires (Newsplex).

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

Prémios de Ciberjornalismo 2019: Público conquista quatro dos oito galardões

26 de novembro – O jornal Público conquistou metade das distinções entregues pelo Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) na 12ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo. O diário português venceu nas categorias de Excelência Geral em Ciberjornalismo, Última Hora, Narrativa Vídeo Digital e Infografia Digital. As conquistas do Público foram consensuais entre júri e público, à semelhança da distinção do Expresso, que venceu na categoria Reportagem Multimédia.

Na categoria Narrativa Sonora Digital, o júri distinguiu o Fumaça, enquanto o público laureou a Rádio Renascença. Foram também dois os vencedores da categoria Ciberjornalismo de Proximidade – o Região de Leiria foi o escolhido do júri e a Altominho TV venceu a votação do público. Por fim, o ComUM foi laureado pelo júri na categoria de Ciberjornalismo Académico, enquanto o público preferiu a #infomedia.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

MEIOS

Jornal Público lança novo site sobre estilo de vida/lifestyle

26 de novembro – Life&Style, Culto e agora Ímpar. O Público continua a apostar no setor do lifestyle e, nesse sentido, criou o Ímpar, um site que o diário português pretende que seja “uma montra das coisas boas da vida, um guia para o século XXI para aqueles que procuram melhores maneiras de estar consigo e com os outros”, segundo o próprio jornal. A par com o site, surgiu a revista homónima, que leva já duas edições. Em ambos os formatos são abordadas temáticas como saúde, bem-estar, alimentação casa, família, entre outras contempladas no espetro do estilo de vida ou lifestyle.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

INFLUENCIADORES

Anabela Neves abandona SIC e Assembleia da República, após rescisão amigável

27 de novembro – Jornalista na SIC, desde 1992 e presidente da Associação de Jornalistas Parlamentares, desde 1993, Anabela Neves abandonou ambos os cargos a 29 de novembro, na conclusão de um processo “amigável” de rescisão com o Grupo Impresa, detentor da estação de Paço de Arcos. Antes de integrar a primeira equipa da SIC, Anabela exerceu jornalismo na Agência Lusa, entre 1986 e 1991 e foi jornalista parlamentar entre 1989 e 1991.

Na despedida, a jornalista foi aplaudida e foi cumprimentada pelo primeiro-ministro António Costa. À agência Lusa, Anabela Neves afirmou preparar-se “para abraçar novos projetos”.

Artigo de Márcio Paiva, Researcher Trainee, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE 

Total de Meios e Influenciadores 19 097
Meios 5 951
Influenciadores 13 146
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2 464
Registos unívocos atualizados na semana 919
Total de atualizações da semana 3 662

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.