MEIOS

Governo Sombra “toma posse” hoje, na SIC

10 de janeiro – O Executivo do programa de comentário mordaz e humorístico dá hoje início aos seus trabalhos, na SIC. A equipa composta por Carlos Vaz Marques, João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira assume hoje funções, pela primeira vez em canal aberto, por volta da meia noite. Este programa será igualmente emitido na SIC Notícias, às 24:00h de sábado.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

Nova direção de informação da RTP recebe parecer positivo do Conselho de Redação

10 de janeiro – A nova equipa proposta pelo Conselho de Administração da RTP, agora liderada por António José Teixeira, como diretor de informação, com os diretores-adjuntos Adília Godinho, Carlos Daniel, Hugo Gilberto e Joana Garcia, e com Luísa Bastos e Rui Romano como subdiretores de informação, recebeu hoje parecer positivo do Conselho de Redação da RTP.
Importa recordar que a primeira proposta feita pelo Conselho de Administração para substituir a equipa de Maria Flor Pedroso, onde José Fragoso acumularia a direção de informação e de programas, recebeu parecer negativo por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

O parecer do Conselho de Redação já foi enviado à ERC, órgão que tem de dar parecer, vinculativo, à equipa nomeada pelo Conselho de Administração.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

Nuno Santos assume direção de programas da TVI

10 de janeiro – Nuno Santos, até aqui responsável pelo Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que fundou, em Agosto de 2019, substitui agora Felipa Garnel, assumindo na próxima segunda feira, dia 13, a direção de Programas da TVI.

Em comunicado enviado às redações, a Media Capital refere que “Nuno Santos é um dos mais experientes profissionais de televisão em Portugal, tendo iniciado o seu percurso como jornalista e pivot de televisão na década de 90, integrando o núcleo fundador da SIC, a primeira estação privada em Portugal. Foi também o primeiro Diretor da SIC Notícias. No seu percurso profissional está ainda a direção de programas e de conteúdos da RTP, onde também desempenhou as funções de diretor de informação. Após a sua saída do operador público, Nuno Santos abraçou um desafio internacional, tendo assumido a direção de conteúdos na Multichoice, plataforma multinacional de conteúdos, de origem sul-africana. Antes de assumir a direção-geral do Canal 11, lançado o ano passado pela Federação Portuguesa de Futebol, Nuno Santos dirigiu ainda a unidade de negócio da The Story Lab  produtora e distribuidora, com sede em Londres, pertencente ao universo da Dentsu Aegis Network. 

Estamos certos de que o vasto conhecimento do Nuno no domínio da televisão tradicional, mas também na gestão dos mais diversos conteúdos, será um valor acrescentado para a Media Capital na antecipação dos desafios do futuro que o setor enfrenta”.

Já Nuno Santos, garante que “2020 é um ano de mudança”, onde “a TVI será diferente e inovadora”.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

Revista do Expresso em versão áudio

09 de janeiro – O semanário Expresso faz 47 anos e, para assinalar a data vai disponibilizar, nas próximas duas semanas, dias 11 e 18 de janeiro, as edições da Revista Expresso nas plataformas Soundcloud, iTunes e Spotify.

O suplemento do semanário da Impresa estreia-se assim no formato podcast, passando a disponibilizar as crónicas e textos principais também em áudio, a par das edições impressa e digital, formato que poderá igualmente ser acedido através do site da publicação.

As duas edições especiais são dedicadas “aos temas e assuntos que vão marcar a próxima década”, nomeadamente as “grandes mudanças que estão a acontecer no clima, mas também no mundo do trabalho; na política e na economia; na educação ou na demografia”.

Os artigos de opinião de José Tolentino Mendonça, Clara Ferreira Alves, Pedro Mexia, Cristina Ferreira, Bruno Vieira Amaral, Comendador Marques de Correia e João Vieira Pereira serão lidos pelos próprios autores. Já os principais artigos de cada edição serão apresentados por duas vozes da SIC, Joaquim Franco e Joana Nabais.

A versão áudio estará também disponível https://expresso.pt.

Artigo de Lúcia Pereira, Researcher, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT – DATABASE

Total de Meios e Influenciadores 18.869
Meios 5.872
Influenciadores 12.997
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2.439
Registos unívocos atualizados na semana 623
Total de atualizações da semana 2.973

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.