COMUNICAÇÃO SOCIAL

Mais de cinco milhões de notícias sobre o Coronavírus em todo o mundo

03 de março – Desde o início do mês de fevereiro até ao dia 3 de março, foram publicadas, em todo o mundo, mais de cinco milhões de notícias sobre o novo Coronavírus de 2019 (COVID-19). Os dados são da Cision, que pesquisou todas as referências a Coronavírus, em mais de 138 mil meios de informação online, desde o dia 1 de fevereiro de 2020.

Para facilitar o acompanhamento deste impressionante volume de informação, a Cision criou o Dashboard Coronavirus COVID-19 Global Coverage, um mapa interativo, através do qual é possível aceder, em tempo real, a toda a informação sobre a doença, publicada a nível global.

Com esta ferramenta da Cision é possível conhecer, a cada momento, o número de notícias difundidas, em todo o mundo, sobre o vírus que foi identificado na China, em dezembro de 2019 e, desde então, se disseminou para outros países.

Entre outras funcionalidades, o Dashboard Coronavirus COVID-19 Global Coverage permite, ainda, saber o volume de informação publicada diariamente em cada país e quais os termos mais usados nos media (através duma nuvem de palavras).

Os dados que alimentam esta plataforma, fundamental para quem quer acompanhar a evolução da doença, são fornecidos pela Cision, que monitoriza, regularmente, mais de 138 mil meios de informação online, de 190 países.

O Dashboard Coronavirus COVID-19 Global Coverage está disponível em http://pt.cision.com/Coronavirusdashboard/.

MEIOS

Estreia de Isto É Gozar Com Quem Trabalha ultrapassa 1,8M de visualizações

05 de março – A estreia do novo magazine humorístico de Ricardo Araújo Pereira, com emissão em direto na SIC e repetição na SIC Notícias, garantiu à estação de Carnaxide uma audiência conjunta de 1 820 929 telespetadores.

Os dados da GFK indicam que a emissão de Isto É Gozar Com Quem Trabalha foi vista, em média, por 1 795 141 telespetadores na SIC, enquanto que a emissão da SIC Notícias, na madrugada de domingo, teve um número médio de 25 788 telespetadores.

Os dados apresentados representam o somatório das audiências VOSDAL com as audiências em diferido, contabilizadas até esta quinta feira.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

INFLUENCIADORES

Hugo Andrade é o novo Diretor de Conteúdos e Inovação da TVI

02 de março – Numa fase em que alguns nomes de peso confirmam a sua saída da estação de Queluz, Nuno Santos reforça a sua equipa de Direção, contratando um profissional com vasta experiência na televisão nacional e que fez parte da equipa fundadora da TVI, nos anos 90.

Hugo Andrade conta, no seu currículo, com cargos como a direção de Programas da RTP Memória, em 2008, e da RTP, em 2011 e 2015.

Para Nuno Santos “a chegada de um quadro com o conhecimento em todos os domínios do processo de criação de conteúdos e a capacidade de agregação do Hugo é um novo sinal da mudança que estamos a concretizar na TVI. Não podia estar mais satisfeito por este reencontro com uma pessoa com quem partilhei momentos inesquecíveis”.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

David Borges edita o seu primeiro romance, “Amor Eterno”

03 de março – O jornalista e comentador desportivo David Borges faz a sua estreia na literatura com um romance centrado nas memórias de uma família e das suas vivências, entre Angola e Portugal.

Segundo a editora, a narrativa de “Amor Eterno” mescla uma história ficcionada, vivida pelas netas do autor num futuro ainda distante, com as memórias reais de David Borges e da sua mulher, vividas entre Portugal e África, ao longo de mais de quatro décadas.

O romance “Amor Eterno”, chegou esta terça-feira às livrarias, editado pela Oficina do Livro.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

Alexandre Afonso assina pelo Canal 11

03 de março – Alexandre Afonso, de 47 anos, conta com 22 anos de experiência na estação pública, onde era coordenador de desporto, da Antena 1.

No Canal 11, estação da Federação Portuguesa de Futebol, este jornalista desportivo fará a narração de jogos e será presença certa em diversos programas de comentário da estação.

Fica para a história um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis da carreira deste profissional na Antena 1, quando, em 10 de julho de 2016, no Stade de France, em Saint-Denis, narrou, lado a lado com Nuno Matos, o momento em que Portugal se sagrou Campeão Europeu de Futebol, que poderá relembrar em https://youtu.be/ZakDHYpyuDw.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.