MEIOS

Rádio Estádio chega ao fim por dificuldades financeiras

07 de março – Depois de apenas 10 meses de emissão, o projeto Rádio Estádio, fundado a 25 de maio de 2019, vai encerrar por constrangimentos financeiros.

Esta decisão, anunciada na passada sexta-feira, 6 de março, pelo administrador Bruno Costa Carvalho, aos cerca de 12 jornalistas e restantes colaboradores da estação, foi sustentada nas dificuldades de tesouraria que já se faziam sentir desde o final de 2019, com a quebra nas receitas publicitárias. A administração terá procurado inicialmente angariar novos financiadores e, posteriormente, vender o projeto, embora nenhuma das estratégias tenha tido sucesso.

O investimento inicial neste projeto foi de cerca de três milhões de euros, incluindo a compra das duas frequências de transmissão.

Os salários dos jornalistas e colaboradores da rádio encontram se em atraso desde o início do ano, faltando igualmente saldar os subsídios de férias e de Natal, que estão igualmente atrasados.

O Sindicato dos Jornalistas já fez saber que “pediu uma reunião de urgência à administração da Rádio Estádio” e que “manifesta a sua solidariedade para com os jornalistas que ali trabalham, disponibilizando-se para os apoiar na defesa dos seus direitos”.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

INFLUENCIADORES

Susana Bento Ramos deixa TVI

07 de março – Mantendo a tendência de instabilidade das últimas semanas, a redação de informação da TVI perde mais uma das suas caras mais conhecidas.

Depois de Paula Ramos, Constança Cunha e Sá e João Maia Abreu, também a jornalista Susana Bento Ramos, na TVI desde dezembro de 1999, abandonou o canal.

Importa destacar que esta saída surge na sequência de uma guerra interna com o canal, iniciada em 2016, quando a jornalista assinou uma grande reportagem sobre assédio no local de trabalho, emitida com vários cortes nos depoimentos dos entrevistados, feitos sem aviso ou consentimento prévio da sua parte. Desagradada, confrontou a direção de informação liderada por Sérgio Figueiredo e moveu um processo judicial contra a TVI, que resultou agora num acordo de rescisão amigável com o canal, com uma cláusula de confidencialidade relativamente aos valores acordados.

Na sua passagem pela TVI, deu a cara em programas informativos como o “Diário da Manhã”, o “Jornal da Uma”, o “Jornal Nacional”, bem como vários noticiários da TVI24.

Artigo de Susana Fernandes, Researcher, Cision

Mário Carneiro é o novo Diretor de Informação do SAPO

11 de março – Mário Carneiro, ex-jornalista da RTP e da TVI, é, desde o início de março, o novo diretor de Informação do portal SAPO.

O anúncio foi feito por Alexandre Fonseca, CEO Altice Portugal que adiantou ainda: “O Sapo é um órgão de comunicação social, está registado na Entidade Reguladora para Comunicação Social, e no âmbito da política que temos vindo a falar nos últimos dois anos, de juntar a componente de conteúdos e de media à nossa estratégia empresarial, decidimos dinamizar esta vertente (de informação) do Sapo, ainda hoje o principal de contacto online dos portugueses, com quase 4 milhões de hits todos os meses no seu portal principal”.

Mário Carneiro ficará, assim, responsável pela linha editorial de todos os conteúdos produzidos pelo SAPO, desde os parceiros – que inclui o Multipublicações Media Group – à própria equipa do portal. Anteriormente, o jornalista foi também assessor do Gabinete da Secretária de Estado dos transportes, Ana Paulo Vitorino, assessor da Expo 98 e Diretor de Comunicação do Sporting, em 2015.

Artigo de Lúcia Pereira, Researcher, Cision

BASE DE DADOS CISIONPOINT - DATABASE

Total de Meios e Influenciadores 18.634 
Meios 5.798 
Influenciadores 12.836 
Meios monitorizados para Clipping e Análise 2.428 
Registos unívocos atualizados na semana 1.112 
Total de atualizações da semana 4.617

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal, coordena o departamento responsável pela recolha de dados sobre Influenciadores (meios de comunicação social, autores - produtores de conteúdos editoriais - e influenciadores digitais). É, ainda, responsável pelo relatório anual do Panorama dos Media.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, aprender novos programas, funcionalidades, idiomas e trabalhar em novos projetos.
Dança, música, literatura e viagens são a forma favorita de passar o tempo livre.