A CISION analisou os dados de visitas diárias, entre abril e julho de 2020, dos blogs monitorizados e constatou que nos 5 mais visitados, há assuntos para todos os gostos, desde o desporto, passando pela educação e tecnologia. São eles o espelho de quem os procura: os que buscam emoções nos lugares que visitam, outros que relatam como vai a educação no nosso país, ou ainda aqueles que anseiam pelas últimas novidades tecnológicas ou desportivas.

No topo da tabela está o blog Dioguinho que aborda o mundo das celebridades e da televisão, em especial dos reality shows. Mantendo anonimato sobre a sua autoria, o Dioguinho tem vindo a subir o número de visitas diárias. Em maio obteve 117 425 visitas/dia, em junho 154 554 (+32%) e em julho 189 224 (+22%). No mesmo período, mas no ano 2019, registou em maio 79 900 visitas/dia, em junho 81 933 e em julho 89 400 visitas diárias. Este aumento poderá ter sido impulsionado pelo programa Big Brother, que foi para o ar nos meses observados.

Em segundo lugar está o blog desportivo Visão de Mercado . Dedicado sobretudo ao desporto-rei, comenta igualmente o futebol internacional e as principais e mais marcantes notícias desportivas. Em junho obteve 39 700 visitas/dia, uma descida de 12% face a maio (45 224 visitas/dia), tendo depois recuperado em julho com 41 965 visitas/dia (+6%). Verifica-se, também aqui um ligeiro aumento face ao ano anterior, onde contrasta com os valores de maio (73 033 visitas/dia), junho (74 200) e de julho (86 367).

Em terceiro lugar surge o blog DeAr Lindo que versa sobre a temática da educação em Portugal. Em abril, o número de visitas diárias rondava as 9 953 mas, em junho, obteve uma subida de 116% para 21 513 visitas/dia. Nos dois meses seguintes desceu, obtendo 16 569 em junho (-23%) e 12 604 visitas/dia em julho (-24%). Ainda assim, sobe um lugar no pódio, do quarto para o terceiro (relativamente a 2019), e assume valores superiores (em maio 12 140, junho 12 801 e julho 12 232 visitas/dia), subida explicável devido ao novo formato que a educação passou a ter no período de confinamento, sendo que pais e professores se passaram a munir de novas ferramentas digitais para acompanharem as aulas e a escola à distância.

Na quarta posição da tabela está o blog Casal Mistério que, anonimamente se dedica a testar e avaliar restaurantes, bares e hotéis. Entre maio e junho, este blog obteve uma subida de 46% no número de visitas diárias passando de 13 406 para 19 547. Em junho recuou 38% para 12 190 visitas/dia e em julho sofreu nova queda, de 4%, para 11 688 visitas/dia. Regista uma queda, passando do terceiro, para o quarto lugar. Em 2019, e ainda sem a ameaça do Covid-19 e as sérias restrições que se fazem sentir no sector da restauração, contabilizava 15 004  visitas/dia em maio, 13 872 em junho e 15 518 em julho.

O top 5 encerra com o blog Aberto Até de Madrugada que se dedica a temas como tecnologia, gadgets e telecomunicações. Em maio obteve 8 481 visitas/dia tendo descido 8% em junho, altura em que obteve cerca de 7 777 visitas diárias. No mês de julho recuperou 2% para 7 967 visitas/dia. Mantém o seu lugar, sendo que os seus números relativos ao ano transato não são muito distantes do atual: 8 864 visitas/dia no mês de maio, 7 771 visitas diárias em junho e 9 843 em julho.

A CISION é uma plataforma integrada de serviços de media intelligence e uma das suas valências é a monitorização das audiências dos meios de comunicação nacionais e internacionais.

*Artigo escrito com a colaboração de Lúcia Pereira, Media Researcher, Cision Portugal

About Catarina Marques

Media Researcher na Cision Portugal.