Dada a situação pandémica no país e as medidas de confinamento, a comunicação entre os sete candidatos à Presidência da República e a população teve de ser ajustada, a uma realidade que desaconselha a proximidade física. Os media tradicionais mantêm o papel de principal fonte de divulgação das mensagens dos candidatos junto da população, mas os canais digitais assumem redobrada relevância neste processo comunicacional.

Apenas dois candidatos, Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias, não dispõem de uma página online ou de redes sociais dedicadas, especificamente, à candidatura; o atual Presidente da República conta, apenas, com uma página de Instagram (@presidentemarcelo), criada em 2016 e Marisa Matias utiliza as redes sociais de que dispunha, enquanto deputada.

Não obstante a discrepância cronológica entre as redes sociais dos diferentes candidatos, é Marisa Matias que obtém o maior alcance potencial (216 667 potenciais contactos), no total de seguidores das principais redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. É necessário ter em consideração que nem todos os candidatos utilizam as quatro redes sociais e, ainda, que existem seguidores comuns, entre redes, pelo que não se deve considerar este valor em número de pessoas, mas, sim, em potenciais contactos.

Quando analisada, isoladamente, cada rede social, é Ana Gomes que granjeia o maior número de seguidores numa só rede social, alcançando 110 447 seguidores, no Twitter. No Facebook, Marisa Matias é a candidata mais seguida (107 080), Marcelo Rebelo de Sousa consegue o maior número de seguidores no Instagram (96 261) e António Vitorino, no YouTube (1 230). O único candidato que indica a página de LinkedIn, no site da sua candidatura, é Tiago Mayan.

O número de seguidores dos candidatos, nas redes sociais, foi recolhido esta manhã, a 3 dias das eleições presidenciais 2021.

Nos media tradicionais, a Televisão reúne o maior valor de audiência e é possível rever, aqui, a análise do número de telespetadores dos debates televisivos, para as presidenciais, realizado pela Cision.
Relembre, também, a análise Cision à presença dos candidatos de 2016, nos media e nas redes sociais.

INSTAGRAMFACEBOOKTWITTERYOUTUBE
Marisa Matias (Páginas da Deputada)40 247107 08069138202
Ana Gomes (Páginas da Candidatura)15 70714 936110 447N/A
Marcelo Rebelo de Sousa (Página do Presidente)96 261
António Vitorino (Páginas da Candidatura)7 08720 54711 7281 230
João Ferreira (Páginas da Candidatura)6 66517 7745 954677
Tiago Mayan (Páginas da Candidatura)5 59110 2308 694164
André Ventura (Páginas da Candidatura)3 5379 144957

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.