set 23, 2021 / in Media / by Ana Faustino

A reportagem A pandemia deixou-os sem chão e sem teto, da jornalista Ana Tulha e dos repórteres fotográficos Pedro Granadeiro e Rui Oliveira, publicada a 23 de agosto de 2020, na Notícias Magazine, foi distinguida com o 1.º lugar, na categoria de Imprensa Nacional, do prémio de jornalismo Analisar a pobreza na Imprensa, atribuído anualmente pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza.

O artigo centrado nas histórias de pessoas que, por causa da pandemia, passaram (ou voltaram) a viver na rua encontra-se, também, disponível no site da Notícias Magazine, publicado a 31 de agosto, com o título Os sem-abrigo da covid.

Na categoria de Imprensa Regional, o 1.º prémio foi atribuído à reportagem sobre inclusão Pedro viveu “quase 30 anos na rua”. Agora, “tem uma cama em condições”, de Maria Anabela Silva, com o fotojornalista Ricardo Graça, publicada no Jornal de Leiria, a 22 de Outubro de 2020. A reportagem premiada conta a história de Pedro Gonçalves, sem abrigo durante quase três décadas, arrumador de carros e com uma vida de vícios, que foi tirado da rua pelo projeto Morada Certa, promovido pela associação InPusar.

De um total de 38 trabalhos jornalísticos (18 nacionais e 20 regionais) apresentados a concurso, a EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza distinguiu os seguintes:

Categoria Imprensa Nacional

  • 1º Prémio: Jornalista Ana Tulha e Fotógrafo Rui Oliveira, pelo trabalho Os sem-abrigo da CovidNotícias Magazine, 31 de Agosto de 2020.
  • 2º Prémio: Jornalista Gonçalo Fonseca, pelo trabalho O desespero de quem sonha com um teto Expresso, 19 de Setembro de 2020.
  • 3º Prémio: Jornalista Ana Mafalda Inácio e Fotojornalista Paulo Spranger,  pelo trabalho Dever dinheiro a alguém é um factor de risco para a saúde mental Diário de Notícias, 06 de junho de 2020.

Menções honrosas da Categoria Nacional:

  • Jornalista Andreia Friaças e Fotógrafo Nuno Ferreira Santos, pelo trabalho Mulheres sem-abrigo não querem ser “invisíveis” — e estão a ganhar vozPúblico, 26 de outubro de 2020.
  • Jornalista Dulce Maria Cardoso, Fotojornalista Adriano Miranda e Web Miguel Feraso Cabral, pelo trabalho Porque escolhemos não ver os velhos? Público, 20 de dezembro de 2020.

Categoria Imprensa Regional

  • 1º Prémio: Jornalista Anabela Silva e Fotógrafo Ricardo Graça, pelo trabalho Pedro viveu “quase 30 anos” na rua. Agora, “tem uma cama em condições” Jornal de Leiria, 22 de outubro de 2020.
  • 2º Prémio: Jornalista Altino Pinto, pelo trabalho Idosos estão a ser marginalizadosMais Aguiar da Beira, 10 de outubro de 2020.
  • 3º Prémio: Jornalista Maria Simiris pelo trabalho Associação MÔÇES quer integrar grupos de risco pelo artesanatoBarlavento, 8 de outubro de 2020.

Publicações mais recentes

Tópicos do Blogue Cision

  • Notícias de Produtos Cision

    Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.

  • Melhores Práticas de Comunicação

    Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.

  • Tendências

    Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.

  • Blog dos Media

    Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.