SportMagazine é a nova revista especializada de Desporto

A SportMagazine – Revista de Treino Desportivo é nova publicação especializada na área do Desporto, cujo nº 0 será publicado em novembro. A revista, de periodicidade trimestral, disponibilizará conteúdos editoriais relativos às Ciências do Desporto, centrando-se no Treino Desportivo e desenvolvendo áreas como Modalidades Desportivas, Teoria do Desporto, Educação e Formação Desportiva, Educação Física, com uma abordagem eminentemente científica, técnica e formativa, dirigida a treinadores, estudantes e professores, formadores, investigadores, atletas, praticantes e interessados da área do Desporto.

O novo projeto editorial, lançado pela Quântica Editora (Grupo Publindústria), tem como diretor Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal.

Com uma tiragem inicial prevista de 5 mil exemplares e 68 páginas em cada edição, a SportMagazine pretende ser a interface com os agentes do desporto, quer através da revista impressa e digital, quer com a ligação ao portal online, que paralelamente desenvolverá eventos online, conteúdos exclusivos e outros, disponíveis para utilizadores registados e assinantes da revista, sempre com ligação às redes sociais.

CNN Portugal estreia a 22 de Novembro

Nuno Santos, diretor geral da CNN Portugal, anunciou que o novo projeto de informação da Media Capital começará a ser emitido a 22 de novembro, uma segunda-feira.

De acordo com a fundamentação apresentada à ERC e aprovada pela entidade reguladora, a CNN Portugal tem como principal público alvo as classes ABC1 e a sua programação será assente numa “grelha horizontal”, que terá as maiores alterações “ao fim de semana, onde dominam os espaços informativos, de debate e análise”.

O novo canal, liderado por Nuno Santos, conta com a direção executiva de Frederico Roque Pinho, com responsabilidade pela operação do canal de televisão, e de Pedro Santos Guerreiro, responsável pelo digital.

Na estrutura de comando estão, ainda, os editores gerais Pedro Pinheiro, José Carlos Araújo, Rui Loura e Paulo Magalhães.

Os primeiros pivôs dados a conhecer pelo canal são André Neto de Oliveira e Isaura Quevedo. A apresentadora Ana Guedes Rodrigues é a mais recente contratação, mas o nome de Judite Sousa já é mencionado como futuro reforço da equipa.

De acordo com estação, “A CNN Portugal é o resultado de um acordo estabelecido entre a Media Capital e um dos mais importantes grupos de media do mundo, a Warner Media, detentora da maior marca global de informação”.

O canal, que substituirá a TVI24, estará disponível ao público seis meses após a divulgação do projeto, a 24 de maio, pela Media Capital.

Vítor Costa sai da Lusa para integrar CNN Portugal

Vítor Costa é o novo editor de economia do mais recente projeto informativo da Media Capital, a CNN Portugal. O jornalista termina a sua colaboração com a Lusa, onde desempenhou este e outros cargos, como o de diretor adjunto.

O jornalista foi editor executivo adjunto do Diário de Notícias e editor de Economia do Público. No Diário Económico ocupou as funções de subdiretor e responsável pela secção de Economia, durante ano e meio, até agosto de 2011, altura em que abandonou o cargo, para se tornar editor de Economia da agência noticiosa Lusa, agência onde passou a diretor adjunto de informação, em outubro de 2015. A 3 de outubro de 2016, inicia a função de diretor adjunto no Público, mas regressa à Lusa, em outubro de 2018, como diretor-adjunto, função que manteve até junho deste ano. Com as alterações na direção da Lusa, Vítor Costa regressou, entretanto, ao cargo de redator.

A contratação ocorre na mesma semana em que é anunciada a data de 22 de novembro para o lançamento da CNN Portugal, canal que substituirá a TVI24.

 

Programa Sem Moderação passa do Canal Q para a SIC Notícias

O formato de análise política, Sem Moderação, criado pelas Produções Fictícias e que é emitido no Canal Q, com parceria da TSF, passa a ser produzido e emitido na SIC Notícias, a partir do início de novembro, mantendo o painel atual de comentadores.

Aos comentadores Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves, que já trabalhavam com o grupo SIC, juntam-se ao canal Francisco Mendes da Silva, comentador da TVI24, em O Dilema, e José Eduardo Martins, comentador da RTP 3, em Outro Lado, que cessam, assim, as colaborações que tinham com os referidos canais.

Sem Moderação, transmitido às quartas-feiras, às 23h10, é um programa de debate político, no qual os comentadores conduzem rotativamente o debate, sem moderador. O formato original estreou com o comentário de João Galamba, substituído, entretanto, por Pedro Delgado Alves.

Pedro Delgado Alves já se tinha estreado na SIC Notícias, no Linhas Vermelhas, onde, às quartas-feiras, se junta num frente-a-frente a Miguel Morgado, que também regressou ao grupo Impresa, como comentador. Este programa foi lançado após as eleições autárquicas e, às segundas-feiras, reúne os comentários de Mariana Mortágua e de Adolfo Mesquita Nunes, com a edição desta segunda-feira a alcançar 77.723 telespetadores.

Com estas duas mudanças, a SIC Notícias reforça a sua posição como canal líder dos debates políticos, continuando uma estratégia de também aumentar a sua presença em digital e em podcasts, áreas fundamentais para a consolidação e crescimento das suas audiências”, refere a SIC, em comunicado.

Paulo Oliveira Lima na direção do Destak

Paulo Oliveira Lima é o novo diretor do jornal gratuito Destak, do grupo Cofina Media, substituindo Diogo Torgal Ferreira no cargo. O novo diretor acumulará esta função com os atuais cargos de diretor adjunto do Correio da Manhã e da CMTV, do mesmo grupo.

O jornalista Paulo Oliveira Lima iniciou o seu percurso profissional, em 2011, como jornalista da Económico TV. Em 2013, ingressou na CM TV, onde, entre fevereiro de 2015 e março de 2019, foi chefe de redação adjunto, passando, então, a desempenhar o cargo de chefe de redação, até fevereiro de 2021, altura em que passa a subdiretor da estação, até julho de 2021, quando assume o cargo de diretor adjunto da marca Correio da Manhã, acumulando, agora, esta função, com a direção do Destak.

CNN Portugal divulga os dois primeiros pivôs do canal

André Neto de Oliveira e Isaura Quevedo são os primeiros pivôs apresentados pela CNN Portugal. A informação foi divulgada, ontem, nas redes sociais do novo canal, que deverá estrear até ao final do ano, em substituição da TVI24.

André Neto de Oliveira iniciou o seu percurso profissional com o estágio no jornal desportivo Record. Após três meses, foi convidado para fazer parte da equipa fundadora d’A Bola TV, onde permaneceu, por cinco anos. Em 2016, integra a fundação da Sport TV+, o canal aberto do grupo Sport TV, onde apresentou, semanalmente, o Aposta Tripla, um programa de debate desportivo, e o programa informativo Últimas Notícias, até agosto de 2021. Em outubro do mesmo ano, integra a equipa fundadora da CNN Portugal.

Isaura Quevedo colaborou com a revista Vogue, entre 2014 e 2015, com a Eclectic Magazine, entre 2015 e 2016 e foi jornalista da NiT, na área de Beleza, em 2015. Integrou a equipa da TVI e TVI 24, enquanto jornalista da editoria de internacional, em fevereiro de 2017.