Sobe o Consumo de Rádio e principais estações alcançam valores históricos

Durante o mês de setembro, o consumo de Rádio alcançou os valores mais altos de audiência, desde que há registo, com 84,1% dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, a ouvirem Rádio pelo menos uma vez por semana e com 61,2% fazerem-no na véspera.

A Comercial foi a Rádio mais ouvida, a nível nacional, com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 19,4%, seguida pela RFM que atingiu, pela primeira vez, a fasquia dos 19%, alcançando ambas os seus valores recorde de audiência. O terceiro lugar das Rádios com maior audiência coube à M80, com 7,7%, seguindo-se a Renascença, com 6,6%. A Cidade FM sobe à quinta posição, com 5,2%, tirando o lugar da Antena 1, que desce para a sexta posição, com 3,8% de AAV. Mega Hits regista 3,5% de AAV e a TSF, 3,3%.

Estes são os dados divulgados no estudo Bareme Rádio, da Marktest, relativos à quarta vaga de 2021.

Revista de Vinhos com À Luz do Vinho na BTV

Estreou hoje, na Benfica TV, a rubrica À Luz do Vinho, programa semanal, de aproximadamente 10 minutos, com conteúdos sobre vinho, gastronomia e enoturismo, da responsabilidade da Revista de Vinhos. A revista vê, assim, reforçada a sua presença em televisão, onde apresenta já o formato A Essência, na RTP3 e RTP Internacional, além do formato também disponível na Rádio Renascença.

O expertise da equipa da Revista de Vinhos, conquistado ao longo dos anos em diferentes plataformas, garante conteúdos de qualidade reconhecida e de padrões de difusão broadcast. Valorizar os vinhos, os receituários, os restaurantes e os enoturismos é um desígnio que nos honra cumprir”, refere Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos.

Lançada em 1989, a Revista de Vinhos integra o grupo Essência do Vinho, é publicada mensalmente e tem um preço de capa de 4€.

Miguel Relvas, Isabel Moreira e Bernardino Soares na CNN Portugal

O novo canal informativo da Media Capital, a CNN Portugal, com estreia marcada para 22 de novembro, continua em processo de contratações da equipa editorial, técnica e, também, dos futuros comentadores da estação. Esta semana, foram avançados os nomes dos comentadores políticos Miguel Relvas, ex-ministro do governo PSD de Passos Coelho, Isabel Moreira, deputada da Assembleia da República pelo PS e Bernardino Soares, ex-presidente da Câmara Municipal de Loures, pela CDU.

A informação foi divulgada pelo Observador, e os novos comentadores da Media Capital irão, assim, juntar-se a Sérgio Sousa Pinto e Maria João Avillez, que atualmente colaboram com a TVI24.

Quanto à equipa editorial, vários foram os jornalistas que integraram a equipa da CNN Portugal, liderada por Nuno Santos, tendo vários migrado especialmente da CMTV, RTP e Sport TV. Depois do anúncio da contratação de Judite Sousa, a estação prepara-se para apresentar Júlio Magalhães.

A direção executiva está a cargo de Frederico Roque Pinho, com responsabilidade pela operação do canal de televisão, e de Pedro Santos Guerreiro, responsável pelo digital. Na estrutura de comando estão, ainda, os editores gerais Pedro PinheiroJosé Carlos AraújoRui Loura e Paulo Magalhães.

A CNN Portugal irá substituir a TVI24, ocupando a mesma posição no cabo.

SportMagazine é a nova revista especializada de Desporto

A SportMagazine – Revista de Treino Desportivo é nova publicação especializada na área do Desporto, cujo nº 0 será publicado em novembro. A revista, de periodicidade trimestral, disponibilizará conteúdos editoriais relativos às Ciências do Desporto, centrando-se no Treino Desportivo e desenvolvendo áreas como Modalidades Desportivas, Teoria do Desporto, Educação e Formação Desportiva, Educação Física, com uma abordagem eminentemente científica, técnica e formativa, dirigida a treinadores, estudantes e professores, formadores, investigadores, atletas, praticantes e interessados da área do Desporto.

O novo projeto editorial, lançado pela Quântica Editora (Grupo Publindústria), tem como diretor Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal.

Com uma tiragem inicial prevista de 5 mil exemplares e 68 páginas em cada edição, a SportMagazine pretende ser a interface com os agentes do desporto, quer através da revista impressa e digital, quer com a ligação ao portal online, que paralelamente desenvolverá eventos online, conteúdos exclusivos e outros, disponíveis para utilizadores registados e assinantes da revista, sempre com ligação às redes sociais.

CNN Portugal estreia a 22 de Novembro

Nuno Santos, diretor geral da CNN Portugal, anunciou que o novo projeto de informação da Media Capital começará a ser emitido a 22 de novembro, uma segunda-feira.

De acordo com a fundamentação apresentada à ERC e aprovada pela entidade reguladora, a CNN Portugal tem como principal público alvo as classes ABC1 e a sua programação será assente numa “grelha horizontal”, que terá as maiores alterações “ao fim de semana, onde dominam os espaços informativos, de debate e análise”.

O novo canal, liderado por Nuno Santos, conta com a direção executiva de Frederico Roque Pinho, com responsabilidade pela operação do canal de televisão, e de Pedro Santos Guerreiro, responsável pelo digital.

Na estrutura de comando estão, ainda, os editores gerais Pedro Pinheiro, José Carlos Araújo, Rui Loura e Paulo Magalhães.

Os primeiros pivôs dados a conhecer pelo canal são André Neto de Oliveira e Isaura Quevedo. A apresentadora Ana Guedes Rodrigues é a mais recente contratação, mas o nome de Judite Sousa já é mencionado como futuro reforço da equipa.

De acordo com estação, “A CNN Portugal é o resultado de um acordo estabelecido entre a Media Capital e um dos mais importantes grupos de media do mundo, a Warner Media, detentora da maior marca global de informação”.

O canal, que substituirá a TVI24, estará disponível ao público seis meses após a divulgação do projeto, a 24 de maio, pela Media Capital.

Vítor Costa sai da Lusa para integrar CNN Portugal

Vítor Costa é o novo editor de economia do mais recente projeto informativo da Media Capital, a CNN Portugal. O jornalista termina a sua colaboração com a Lusa, onde desempenhou este e outros cargos, como o de diretor adjunto.

O jornalista foi editor executivo adjunto do Diário de Notícias e editor de Economia do Público. No Diário Económico ocupou as funções de subdiretor e responsável pela secção de Economia, durante ano e meio, até agosto de 2011, altura em que abandonou o cargo, para se tornar editor de Economia da agência noticiosa Lusa, agência onde passou a diretor adjunto de informação, em outubro de 2015. A 3 de outubro de 2016, inicia a função de diretor adjunto no Público, mas regressa à Lusa, em outubro de 2018, como diretor-adjunto, função que manteve até junho deste ano. Com as alterações na direção da Lusa, Vítor Costa regressou, entretanto, ao cargo de redator.

A contratação ocorre na mesma semana em que é anunciada a data de 22 de novembro para o lançamento da CNN Portugal, canal que substituirá a TVI24.