Eleições na RTP

Augusta Henriques, jornalista e apresentadora dos noticiários da tarde da Antena 1, foi eleita, ontem, representante dos trabalhadores no Conselho de Opinião da RTP.

Nestas eleições, em que participaram 55% dos trabalhadores, foi ainda eleito o editor de imagem Alexandre Leandro, como representante no Conselho de Administração.

Mensagem de Lisboa, com Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes

Criado por um grupo independente de jornalistas, o novo projeto de jornalismo digital e local, relativo a Lisboa, Mensagem de Lisboa, ficou disponível online esta semana, sob a liderança de Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes, respetivamente a ex-diretora-executiva e o ex-diretor do Diário de Notícias. São, ainda, sócios fundadores João Marecos e Tiago Quaresma.

Com sede no café A Brasileira do Chiado, o novo jornal tem, também, como objetivo ser um projeto de jornalismo comunitário, com reuniões de redação aberta no café, mensais, às quartas-feiras, assim que possível e com contacto de proximidade com associações, coletividades, escolas, etc., da região. De acordo com a apresentação, “Mensagem é um projeto de jornalismo feito para, e com, os lisboetas. E são todos: os que se interessam pela cidade, ou a têm no coração.

O Mensagem de Lisboa encontra-se disponível no Facebook (desde 1 de dezembro de 2020), Twitter e Instagram.

Ana Filipa Nunes na Informação da SIC

Após dois anos de participação na Casa Feliz, da SIC, a jornalista e ex-pivô da TVI24, Ana Filipa Nunes, anunciou a despedida neste projeto e o novo caminho, que passa pela equipa de redação da SIC.

“Esta semana terminei a minha participação na Casa Feliz. Foram cerca de dois anos nos programas da manhã. Muitas entrevistas, reportagens, diretos, investigações e até um programa como os “Abraços com História”. Obrigada por todos os desafios e confiança. O caminho segue na informação da SIC. Até já”, revelou na sua conta de Instagram.

Fonte da imagem: Instagram

Marco Galinha eleito presidente da Global Media

Esta quarta-feira, em assembleia geral extraordinária, Marco Galinha foi eleito, por unanimidade, presidente do conselho de administração da Global Media Group, proprietária de meios como o DN, JN e TSF.

O diretor da TSF, Domingos de Andrade e Guilherme Pinheiro compõem a equipa do conselho de administração.

Foram, ainda, eleitos os vogais sem funções executivas, entre eles, António Saraiva.

Marco Galinha, também presidente da administração do Grupo Bel, entrou na Global Media em setembro de 2020 e é, através da empresa Páginas Civilizadas, titular da participação mais pequena (29,75%), entre os atuais acionistas.

Capital da Vasp dividido entre Cofina e Marco Galinha

A concretizar-se a venda de 33,33 por cento do capital da Vasp, por 2,1 milhões de euros, anunciada pela Impresa, neste domingo, a Cofina Media, empresa liderada por Paulo Fernandes, passará a deter 50% do capital da empresa de distribuição de publicações e o restante capital será detido pela Global Media (33,33%) e pela Páginas Civilizadas (16,67%), empresas de Marco Galinha.

A Impresa vende à Páginas Civilizadas e à Cofina, individualmente, 111.000 ações, representativas de 16,665% do capital social da Vasp, pelo preço de 1.050.000 euros.

A Cofina exerceu o direito de preferência em metade da posição da Vasp, após o comunicado da Impresa, de 4 de janeiro, que dava a conhecer a celebração de um contrato-promessa de compra e venda “pelo qual se comprometeu a vender à Páginas Civilizadas, Lda. 222.000 ações, representativas de 33,33% do capital social da Vasp – Distribuidora de Publicações, S.A., pelo preço de 2.100.000 euros”.

A concretização do negócio depende, ainda, de parecer da Autoridade da Concorrência.

Novos programas e comentadores na TVI24

Prestes a comemorar o 12.º aniversário, no dia 26, o canal informativo de Queluz de Baixo anuncia várias novidades na grelha de programas e no painel de comentadores.

Constança Cunha e Sá regressa à estação, agora como analista política, um ano após a sua demissão, na altura em que estava prevista a aquisição da proprietária Media Capital, por parte da Cofina, detentora do Correio da Manhã.

A ex-jornalista parlamentar da SIC, Anabela Neves, é outra das apostas da TVI24 para a equipa de comentadores políticos, no programa Os Quatro, a emitir a partir do dia 26, de segunda a sexta-feira, das 16 às 18 horas, juntamente com os comentadores Filipe Santos Costa e Pedro Santos Guerreiro e com a jornalista Ana Sofia Cardoso.

Ainda na vertente da análise política, no dia 27, estreia a A Lei da Bolha, sobre o pior e o melhor da semana, incluindo as histórias de bastidores, disponível aos sábados, às 23h, com a moderação de Filipe Santos Costa, ex-apresentador do Expresso da Meia Noite (SIC Notícias), a presença de Sérgio Sousa Pinto, deputado socialista e de Sebastião Bugalho, colunista do DN.

O Dilema será o formato de debate sobre o principal tema do dia e contará com os convidados Francisco Mendes da Silva e Rogério Alves, mas a equipa não está ainda completa.

O programa Mais Futebol passa a ser transmitido nas noites de domingo e volta a contar com a presença do locutor das Manhãs da Comercial, Pedro Ribeiro.

Ainda relativo ao universo desportivo, Temos Aqui um Caso é mais uma das estreias do canal, com Joaquim Sousa Martins e Rui Pedro Brás, a ser transmitido de segunda a sexta-feira, após as 23 horas.

O novo programa de cultura pop, Cool Box, com Maria João e Vítor Moura é a aposta da TVI24, para as manhãs de sábado.