Amanhã, quinta-feira, após o Conselho de Ministros, António Costa poderá anunciar medidas quanto aos festivais de verão em Portugal, tendo em conta o contexto de pandemia. De acordo com uma análise da CISIONo cancelamento representará para as marcas que patrocinam os dez festivais portugueses mais mediáticos, uma perda de retorno mediático superior a 190 milhões de euros.

O fim do estado de emergência marcou o início do desconfinamento e a reabertura gradual da economia, que procura responder agora à crise provocada pelo novo coronavírus. Na realidade, como afirmou o primeiro-ministro, na passada semana, “enquanto houver COVID, não haverá vida normal”.

É perante este contexto de renascimento para o país e as diferentes atividades que António Costa poderá anunciar, amanhã, após a reunião do Conselho de Ministros, medidas relativas aos festivais de verão, após ter reunido com os principais promotores, na semana passada. Segundo uma análise da CISIONo cancelamento destas iniciativas significará uma perda de mais de 190 milhões de euros (ME) de retorno mediático para as marcas que patrocinam os dez festivais portugueses mais mediáticos, em Portugal.

De acordo com uma projeção da CISION, em condições normais, em 2020, os festivais mais mediáticos seriam o Rock in Rio, NOS Alive, MEO Sudoeste, Super Bock Super Rock, Vodafone Paredes de Coura, O Sol da Caparica, NOS Primavera Sound, EDP Vilar de Mouros, MEO Marés Vivas e EDP Cool Jazz.

NOS Alive, o grande vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION 2019, foi mencionado em quase seis mil notícias, entre setembro de 2018 e agosto de 2019, atingindo uma presença superior a 23 horas nas rádios e televisões nacionais. Além de um Rating CISION 2019 de 99, colocando-o na categoria Gold, o festival detém ainda os selos Top Media e Top Social Media, atribuídos às iniciativas com melhor desempenho nos media e nas redes sociais, respetivamente.

Rock in Rio Lisboa, que já adiou a próxima edição para 2021, iguala o rating, a categoria e os selos do festival de Algés; tal como o Super Bock Super Rock, que difere apenas no Rating CISION 2019, de 91.

Em segundo lugar na Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION 2019, o Vodafone Paredes de Coura foi referido em quase três mil artigos. Com um Rating CISION 2019 de 91, é um evento Gold e detém ainda o selo Media.

Conhecido por marcar o início da temporada dos festivais de verão, o NOS Primavera Sound adiou a realização de junho para setembro. Resta saber como se enquadrará a proposta da organização do festival do Parque da Cidade do Porto no âmbito da decisão final do Governo.

About Departamento de Comunicação

A Cision é líder global em serviços e software de comunicação e marketing e disponibiliza um package de serviços integrado para startups, que permite a identificação de influenciadores em todo mundo, com potencial interesse na sua atividade, distribuição de press releases em circuitos globais e monitorização de informação.