A 2 de março foram registados os primeiros casos de Covid-19, em Portugal. Durante os seis meses seguintes foram captados, pela CISION, 1.103.944 artigos relativos a este tema, no espaço editorial português, representando 38,84% do total de notícias.

Em abril, a pandemia esteve presente em mais de metade das notícias nacionais, mas o seu mediatismo foi decrescendo gradualmente, até ocupar 1/4 do espaço editorial, em agosto.

A premente necessidade de atualização da informação dos meios online tornou-os no tipo de meio onde foi captada a maioria dos artigos sobre a Covid-19.

A CISION analisou, ainda, os principais protagonistas associados às notícias da pandemia, nestes 6 meses, entre março e agosto.

Este estudo teve por base as notícias referentes à Covid-19, entre o início de março e o final de agosto deste ano, veiculadas em mais de dois mil meios de comunicação social nacionais (Online, Televisão, Imprensa e Rádio), monitorizados pela CISION.

A CISION disponibiliza, gratuitamente, entre outros serviços, o relatório semanal Insights, com os destaques da agenda mediática nacional, no contexto da informação sobre a COVID-19, aqui.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.