“Hora da Verdade”, a rubrica de fact-checking do Observador, estreia hoje, dia 14 de setembro, como rubrica diária do Jornal das 8 da TVI, apresentada por Pedro Benevides .

Segundo o Observador, esta parceria será “um espaço dedicado à verificação de factos nos temas com maior impacto mediático e assenta na investigação feita pelos jornalistas do Observador. Além disso, todas as sextas-feiras, o principal noticiário da noite da TVI dedicará um segmento inteiro à verificação de informações, com a presença de especialistas que ajudarão a desconstruir os dados falsos que vão contaminando o debate no espaço público.”

Importa recordar que o Observador foi o primeiro órgão de comunicação social nacional a integrar a International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute for Media Studies, o maior e mais influente grupo de fact-checkers em todo o mundo. Em 2019, integrou a rede europeia de verificação de factos na campanha para as eleições para o Parlamento Europeu, a FactCheckEU e, já em abril deste ano, associou-se à #CoronaVirusFactsAlliance, uma rede mundial de fact checkers em defesa da informação rigorosa em tempos de pandemia.

Anselmo Crespo, diretor de informação da TVI, considera que o “Observador tem currículo invejável porque foi pioneiro nos fact-checks”. Já para o Observador “Esta nova parceria com a TVI é mais um passo na construção deste projeto, porque só com informação rigorosa se pode construir um debate público esclarecido.”

About Susana Fernandes

Media Researcher, Cision
Formada em Comunicação Organizacional, vesti a camisola da CISION em 2006, tendo tido a oportunidade de trabalhar em áreas tão distintas como as Análises de Media, as Análises de Social Media e, agora, o Media Research.
Adoro comunicar, pessoas do bem, gatinhos fofinhos - há outro tipo?! - e todos os momentos que consigo passar no meu tapete de Yoga, não necessariamente por esta ordem.