O processo de transformação na informação TVI começou em julho, com a entrada do novo Diretor de Informação, Anselmo Crespo, até então Subdiretor de Informação da TSF.

Agora, a TVI tem toda uma nova imagem, com um novo estúdio de informação, o J8, estreado no passado domingo, dia 13, com novas cores e com novo design. O J8 é um estúdio 360º, com tons azuis e vermelhos, e com potencialidades a serem exploradas ao longo dos próximos tempos.

Mas as mudanças da informação da TVI não se restringem à apenas parte visual. Para além do novo estúdio, a TVI conta com novas equipas de informação.

O Jornal das 8, que estreou novo estúdio com a condução, em simultâneo, dos jornalistas José Alberto Carvalho e Pedro Moutinho, será conduzido, em alternância, por estes dois pivots enquanto que Pedro Pinto estará no ar no mesmo horário, mas aos domingos, para além do Jornal da Uma aos dias de semana, agora nomeado J1. O Jornas das 8 tem também uma nova rubrica diária de fact-checking, em parceria com o Observador, apresentada por Pedro Benavides e intitulada “Hora da Verdade”, bem como uma nova rubrica de comentário da atualidade, às segunda feiras, com Miguel Sousa Tavares, intitulada “A Meu Ver”.

Para além do canal generalista, a TVI 24 também conta com novidades na informação. 

O Diário da Manhã é agora comandado pela dupla Pedro Carvalhas e Sara Sousa Pinto, enquanto que as noites passaram a ter como dupla Clara Moita e João Póvoa Marinheiro, à frente do novo formato “Noite 24”.

No que diz respeito ao conteúdo desportivo, ao domingo, Cláudia Lopes vai estar no ar com “Einsteins do Futebol” enquanto, às segundas, Joaquim Sousa Martins comandará “A Equipa”. Já o “MaisFutebol” manterá a sua habitual emissão, às sextas feiras.

Mas as mudanças não ficam por aqui, sendo esperadas mais novidades para breve. “A partir de Janeiro relançamos a nova TVI24. Conceptualmente é um canal de notícias, ponto. Isso significa dar primeiro, estar primeiro, mais comentário, mais análise, mais entrevista, mais valor acrescentado”, referiu Anselmo Crespo em entrevista ao jornal Público.

About Susana Fernandes

Media Researcher, Cision
Formada em Comunicação Organizacional, vesti a camisola da CISION em 2006, tendo tido a oportunidade de trabalhar em áreas tão distintas como as Análises de Media, as Análises de Social Media e, agora, o Media Research.
Adoro comunicar, pessoas do bem, gatinhos fofinhos - há outro tipo?! - e todos os momentos que consigo passar no meu tapete de Yoga, não necessariamente por esta ordem.