Fotografia de Adriado Miranda

Três reportagens do jornal Público foram laureadas com o Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa”, na categoria de imprensa nacional. Os resultados da 2.ª edição deste prémio da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza foram divulgados na passada sexta-feira, dia 2 e têm como objetivo “distinguir trabalhos jornalísticos que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna e livre de preconceito “.

Categoria Imprensa Nacional
1º Prémio: Jornalista Ana Brito e Fotojornalista Adriano Miranda, pelo trabalho “Portugal desconhece quantas pessoas vivem em pobreza energética” – Jornal Público, de 22 de outubro de 2019.
2º Prémio: Jornalista Mariana Correia e Fotojornalista Paulo Pimenta, pelo trabalho “Paulo M. não é sem-abrigo de Natal mas de todas as estações do ano” – Jornal Público, de 4 de dezembro de 2019.
3º Prémio: Jornalista Raquel Martins e Fotojornalista Manuel Roberto, pelo trabalho “A pobreza passou dos mais velhos para jovens e as crianças” – Jornal Público, de 20 de abril de 2019.

Categoria Imprensa Regional
1º Prémio
: Jornalista João Chambino e Fotojornalista Bruno Filipe Pires, pelo trabalho “Teatro das Figuras abre o “caminho certo” nos bairros sociais de Faro” – Jornal “Barlavento”, de 4 de abril de 2019,
2º Prémio: Jornalista Alberto Oliveira e Silva, pelo trabalho “Frigorifico solidário combate a pobreza envergonhada” – Diário de Aveiro, de 2 de janeiro de 2019.
3º Prémio: Jornalista Inês Antunes Malta, pelo trabalho “Nosso Bairro, Nossa Cidade: a união faz a força entre os moradores” – Diário da Região de Setubal – “O Setubalense”, do dia 04 de fevereiro de 2019.

O comunicado da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza encontra-se disponível, na íntegra, aqui.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.