A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) é a coordenadora nacional do Projeto EDUMEDIATEST, que tem como objetivo avaliar a literacia mediática de, pelo menos, 100 alunos, entre os 14 e os 18 anos, de sete países europeus.

Este projeto, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, enquadra-se no programa “Literacia para os Media para Todos”, que promove a educação para os media, dotando os cidadãos de conhecimento e análise crítica para reconhecer conteúdos falsos ou de desinformação.

No projeto EDUMEDIATEST, a ERC irá participar no desenvolvimento de uma ferramenta interativa de avaliação do conhecimento dos alunos, na sua capacidade de identificar desinformação, interesses ocultos e reconhecer estereótipos, numa primeira fase. Será, também, abordado o tema dos direitos de autor. A ferramenta interativa, que terá uma fase de testes-piloto, será integrada nas atividades das aulas. Os testes decorrerão antes de janeiro de 2021.

Numa segunda fase, serão criados materiais de ensino e apresentadas atividades de literacia para os media.

O prazo limite para entrega do programa à Comissão Europeia é 1 de setembro de 2021.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.