O Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação é uma iniciativa da Agência Nacional de Inovação que visa premiar os trabalhos jornalísticos publicados em Órgãos de Comunicação Social nacionais, centrados na Inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal ou em colaboração relevante com entidades nacionais.

Nesta terceira edição, foram distinguidas peças publicadas durante o ano de 2019 e os vencedores foram anunciados esta quarta-feira, dia 11 de novembro, em Évora, num evento que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves.

Na categoria Nacional Escrito, foi distinguida a reportagem “Estes portugueses querem acabar com as caixas de supermercado“, de Manuel Pestana Machado, jornalista da secção de Tecnologia e Startups do Observador.

Já na categoria Nacional Audio, venceu o trabalho “ColRobot quer revolucionar setor automóvel e aeroespacial”, uma reportagem da autoria do  jornalista da Renascença André Rodrigues, centrada num robot que pode vir a revolucionar o setor automóvel e aeroespacial.

O júri premiou, ainda, Bruno Filipe Pires, jornalista do Barlavento, na Categoria Regional, pelo seu trabalho “Marcelo vem conhecer Catamarã eletrosolar algarvio em Vilamoura”.

A Menção Honrosa Academia foi entregue a Mariana Miranda, atual editora de Ciência e Saúde do Jornal Universitário do Porto, pela reportagem “Tecnologia portuguesa mede radioatividade do Tejo em tempo real”

A grande reportagem “O Despertar da Ilha”, do jornalista Duarte Baltazar, emitida no programa Linha da Frente, da RTP, foi alvo de uma menção honrosa.

Esta iniciativa, promovida no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, é cofinanciado pelo Compete 2020, através do Portugal 2020 e do FEDER, e conta com o apoio da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e do Sindicato dos Jornalistas

About Susana Fernandes

Media Researcher, Cision
Formada em Comunicação Organizacional, vesti a camisola da CISION em 2006, tendo tido a oportunidade de trabalhar em áreas tão distintas como as Análises de Media, as Análises de Social Media e, agora, o Media Research.
Adoro comunicar, pessoas do bem, gatinhos fofinhos - há outro tipo?! - e todos os momentos que consigo passar no meu tapete de Yoga, não necessariamente por esta ordem.