José Manuel Barata-Feyo é o novo Provedor do Leitor do jornal Público, devolvendo aos leitores, após um interregno de 4 anos, um interlocutor na defesa dos seus direitos.

O estatuto do provedor do Público indica que o “Provedor constitui para os jornalistas do PÚBLICO uma instância crítica do seu trabalho à luz das normas deontológicas que regem a profissão. Esta reflexão crítica não é exercida apenas como resposta à iniciativa dos leitores, antes se exprime em análises e recomendações transmitidas sempre que o provedor o julgue necessário.” Terá, ainda, como missão “Atender, analisar e encaminhar as dúvidas, queixas e sugestões dos leitores“, com o objetivo de “tornar mais transparentes os processos e decisões jornalísticos que intervêm na produção das notícias.”

O percurso curricular do jornalista e escritor, nascido em 1947, é vasto, passando pela subdireção de Informação da RTP, onde lançou programas como Grande Reportagem, Enviado Especial, Bombordo, Rumo à Lua, 9.º Oeste e O Lugar História, fundou a revista Grande Reportagem e é autor de livros como O Grande Embuste (2012), A Última Missão (2015) e A Sombra dos Heróis (2019).

O último artigo do anterior provedor do leitor Público é datado de 31 de maio, de 2016, assinado por José Paquete de Oliveira, falecido a 11 de junho do mesmo ano, com 79 anos.

A coluna do provedor regressa a 14 de novembro, dia em que serão apresentados três novos colunistas, incluindo o provedor, novo grafismo e novas secções.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.