Fonte de dados: GfK/CAEM

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, estreou, na passada sexta-feira, dia 4, o seu novo espaço de análise da atualidade, na TVI24. Esta foi uma aposta do canal para “afirmar-se cada vez mais como um canal de informação relevante para os espetadores, com opinião pertinente, plural, acutilante e respeitada”, de acordo com Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI.

Para conhecer o impacto desta contratação, a Cision analisou a audiência média do canal durante a intervenção do autarca, que apesar de agendada para as 21h45, teve início às 21h30 e terminou às 21h48, comparando-a com a da semana anterior, no mesmo período e com a dos restantes canais informativos nacionais, CMTV, RTP3 e SIC Notícias.

Apesar de todos os canais informativos apresentarem, no dia 4, uma descida da audiência média e de share, por comparação com a semana anterior, a TVI24 conseguiu, com a estreia do comentário de Rui Moreira, passar da terceira para a segunda posição, na tabela dos canais de informação mais visto, ainda que a diferença entre .

Quanto aos restantes canais noticiosos, a CMTV manteve a liderança, destacada, em ambas as semanas, a SIC Notícias caiu da segundo para o último lugar, em termos de telespetadores destes canais e a RTP3 subiu uma posição, apresentando a menor queda de audiências, entre as duas semanas.

O comentário do autarca Rui Moreira prossegue, às sextas-feiras, dentro do programa Noite 24, da TVI24, reforçando a linha de opinião do canal, que contava já com as análises de Manuela Ferreira Leite e a Fernando Medina.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.