Concluídos os 22 debates televisivos entre os sete candidatos para as Eleições Presidenciais 2021, incluindo o debate final que reuniu todos os candidatos, a Cision analisou o número médio de telespetadores alcançado nos debates, tendo por base as emissões em direto, apresentando a soma da audiência média dos canais informativos e generalistas, quando transmitidos em simultâneo.

Nos 3 debates com maior audiência, o protagonista comum foi André Ventura. O frente a frente entre o líder do Chega e Marcelo Rebelo de Sousa granjeou maior audiência média, com 1 838 752 telespetadores, seguido pelo debate com Marisa Matias, com 1 551 707 telespetadores e, em terceiro lugar, o debate com Ana Gomes, visto, em média, por 1 284 098 de telespetadores, todos transmitidos nos canais generalistas e informativos.

A análise dos debates emitidos apenas nos canais noticiosos revela que os que conseguiram maior audiência contaram com a presença de Vitorino Silva, sendo o primeiro entre o candidato de Rans e André Ventura (223 873 telespetadores), o segundo, com Marcelo Rebelo de Sousa (208 539 telespetadores) e, o terceiro, com Ana Gomes (154 343 telespetadores).

Por oposição, dos três debates com menor visualização, Vitorino Silva e Tiago Mayan são intervenientes em dois. O debate que juntou os candidatos João Ferreira e Tiago Mayan obteve a menor audiência média (36 980 telespetadores), seguido pelo debate entre Vitorino Silva e Tiago Mayan (50 574 telespetadores) e pelo frente a frente entre Vitorino Silva e Marisa Matias (91 956 telespetadores). Estes debates foram transmitidos, apenas, nos canais noticiosos.

O último debate, no passado dia 12, reuniu todos os candidatos, mas não despertou grande curiosidade do público, já que não passou do 9.º lugar da tabela de audiências, com 544 358 telespetadores. A realização deste evento esteve em dúvida, no seguimento do resultado positivo do atual Presidente no teste à covid-19 (PCR). Dadas as circunstâncias, Marcelo Rebelo de Sousa participou no debate, por teleconferência.

A RTP1 foi anfitriã de seis dos dez debates apresentados nos canais generalistas, enquanto as estações privadas, SIC e TVI, receberam dois. Os dois debates moderados pela SIC foram os vencedores de audiências, juntando-se ao pódio, em terceiro lugar, o canal público, RTP1.

O sufrágio para a eleição do Presidente da República está marcado para o dia 24 de janeiro.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.