Decorridos 15 dos 21 debates televisivos entre os candidatos para as Presidenciais 2021, a Cision analisou a audiência média alcançada nestes debates, considerando as transmissões em direto, nos canais generalistas e/ou informativos.

A SIC foi a anfitriã dos dois debates que obtiveram o maior número de telespetadores. O frente a frente entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura, emitido na passada quarta-feira, granjeou uma audiência média de 1 693 233, na SIC e de 145 519 telespetadores, na SIC Notícias. O debate entre Marisa Matias e André Ventura, na quinta-feira, obteve uma audiência média de 1 425 010 telespetadores, na SIC e 126 697, na SIC Notícias.

Para além destes, apenas o debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e João Ferreira, na TVI e, em simultâneo, na TVI24, na segunda-feira, passou o milhão de telespetadores, com 1 021 730 telespetadores, no canal generalista e 56 282, no canal informativo.

Os debates transmitidos apenas nos canais informativos alcançaram, naturalmente, menor visibilidade, sendo o de João Ferreira e Tiago Mayan, na quarta-feira, na TVI24, o menos visto, com 36 980 telespetadores.

Hoje e amanhã decorrem os seis debates em falta e, no dia 12, terá lugar o debate final, com os 7 candidatos, na RTP1. O dia do sufrágio para a eleição do Presidente da República está marcado para 24 de janeiro, mas a data está a ser questionada, nomeadamente por alguns candidatos, dada a situação pandémica atual.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.