A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor anunciou, ontem, as marcas vencedoras da “Escolha do Consumidor 2021”, que alcançaram os graus de satisfação mais elevados, junto dos consumidores, durante o ano de 2020. A 9.ª edição destes prémios analisou 218.641 avaliações de consumidores, relativas a 724 marcas, de vários setores, entre eles o da Comunicação Social.

No que diz respeito a apresentadores de televisão de conteúdos informativos, a SIC alcançou os dois primeiros lugares do pódio, com Rodrigo Guedes de Carvalho a destacar-se (39,8%), seguido de Bento Rodrigues (17,3%) e com a RTP a obter o terceiro lugar, através de José Rodrigues dos Santos (14,3%). Relativamente aos comentadores, Ricardo Mexia, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, foi quem conseguiu melhor avaliação junto dos consumidores, com 30,6%, seguido de Luís Marques Mendes, comentador da SIC, com 24,5% e Paulo Portas, comentador da TVI, com 18,4%.

Meios de Comunicação Social vencedores da “Escolha do Consumidor 2021”:

A Bola – Imprensa Desportiva
Briefing – Imprensa Online de Negócios Marketing
Caras – Imprensa Informação Social
Continente Magazine – Imprensa Culinária
Exame – Imprensa de Negócios
Exame Informática – Imprensa Tecnologias
Expresso – Imprensa Semanários
Negócios – Imprensa Económica
Marketeer – Imprensa de Marketing
Men’s Health – Imprensa Lifestyle e Masculina
Notícias ao Minuto – Imprensa Online
Notícias Magazine – Imprensa de Lazer
Público – Imprensa Diária
Rádio Comercial – Rádio: Entretenimento
RTP – TV: Entretenimento em Canal Generalista
SIC – TV: Informação em Canal Generalista
SIC Notícias – TV: Canal Especializado de Informação
SIC Radical/ Mulher – TV: Canal Especializado em Entretenimento
Sport TV – TV: Canal Especializado de Informação Desportiva
TSF – Rádio: Informação
Visão – Imprensa Revistas Semanais
Vogue – Imprensa Feminina e de Moda
Volta ao Mundo – Imprensa Viagens

A nível global, a marca que granjeia a melhor satisfação/recomendação é o Oceanário de Lisboa, na categoria “Espaços de Lazer e Entretenimento para Família, em Lisboa”, com uma avaliação de 93,07%, seguido pelo grupo de hospitais Lusíadas Saúde, na categoria “Hospitais Privados”, com 90,72%, e, a completar o topo, a Peugeot, com 89,92%.

Foi, ainda, avaliado o comportamento de entidades oficiais, relativamente à gestão da pandemia, tendo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, obtido a melhor avaliação, com 28,6%, seguido da Ministra da Saúde, Marta Temido, com 27,6% e do Primeiro Ministro, António Costa, com 21,4%.

Em ano de maior preocupação sanitária, surgiram novas exigências dos consumidores, na avaliação das marcas, com destaque para o atributo “higienização”, que se veio juntar aos clássicos atributos, relacionados com a qualidade, atendimento e transparência, entre outros.

Consulte aqui a lista completa de vencedores do “Escolha do Consumidor 2021”.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.