Numa iniciativa “pioneira” no âmbito da luta contra a desinformação, a RTP integra um conjunto de dez media de serviço público europeus que vão partilhar conteúdos online a traduzir em várias línguas.

Pretende-se assim promover “notícias de confiança produzidas pelas contrapartes de toda da Europa” e, de acordo com um comunicado da União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), os conteúdos multilingues irão fornecer uma “perspetiva pan-europeia sobre questões de interesse fundamental para as audiências nacionais”, atuando ainda “como um contrapeso eficaz à desinformação e retórica divisiva propagada via plataformas das redes sociais”.

Além da RTP (Portugal), estão envolvidos media da Alemanha (BR-ARD), Bélgica (RTBF), Espanha (RTVE), Finlândia (YLE), França (France Télévisions), Irlanda (RTÉ), Itália (RAI) e Suíça (SWi swissinfo.ch), bem como a emissora franco-alemã e europeia ARTE.

“Prevê-se que mais emissoras se inscrevam no serviço conforme a iniciativa ganhe impulso, adicionando novos idiomas à oferta geral de conteúdo”, reporta a EBU.

About Patrícia Troca

Apaixonada por Jornalismo, mas rendida ao destino em outras áreas da Comunicação e Relações Públicas. Sou feliz a escrever e a dar voz à ambição das pessoas com quem trabalho, cujos objetivos sempre me apaixonam. Para mim, Comunicar é um Fado.