O novo Fundo Europeu para os Media e Informação, criado pela Fundação Gulbenkian e o Instituto Universitário de Florença, tem como objetivo apoiar projetos de literacia digital e verificação de factos, em todos os países da Europa, por forma a “responder aos desafios da era digital, que têm causado sérias ameaças à democracia“, segundo o comunicado divulgado.

o projeto visa combater o aumento da desinformação, procurando “respostas eficazes que levem à identificação das técnicas, agentes e vetores usados na sua disseminação“.

Este Fundo irá “atribuir subsídios a investigadores, entidades sem fins lucrativos e outras que se empenham em combater a desinformação e que solicitem apoio para iniciativas de verificação de factos ou de literacia digital. Vai também atribuir bolsas individuais a jovens estudantes, académicos, investigadores e decisores nestas áreas“.

Fonte de imagens: Site da Fundação Calouste Gulbenkian

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.