DR

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) estabelece um índice mundial e índices por continentes, que permitem avaliar a performance geral dos países em termos de liberdade de imprensa. De acordo com o documento divulgado esta semana, Portugal é o nono país na classificação, subindo uma posição em relação ao ano passado. Entre os países lusófonos que constam no índice, Brasil é o pior (111.º), tendo descido quatro posições.

O Índice Mundial da Liberdade de Imprensa apresenta ainda um retrato da realidade mediática atual, considerando que houve uma “deterioração dramática” da liberdade de imprensa desde a chegada da pandemia, concluindo-se que 73% das nações do mundo têm problemas neste âmbito.

Salienta-se ainda a queda na confiança do público no próprio jornalismo. A associação indicou que 59% das pessoas inquiridas em 28 países afirmaram que os jornalistas “tentam iludir o público de forma deliberada, divulgando informação que sabem ser falsa”.

About Patrícia Troca

Apaixonada por Jornalismo, mas rendida ao destino em outras áreas da Comunicação e Relações Públicas. Sou feliz a escrever e a dar voz à ambição das pessoas com quem trabalho, cujos objetivos sempre me apaixonam. Para mim, Comunicar é um Fado.