Foi divulgado hoje o Media for Democracy Monitor (MDM) 2021, um projeto que conta com o envolvimento de 18 países, apontando que “os meios de comunicação noticiosos não perderam a sua importância para os cidadãos e a procura de notícias continua alta”. Ainda de acordo com o comunicado do MDM, “os principais media continuam a servir bem as democracias contemporâneas”.

Segundo esta análise, os meios de comunicação lidaram “razoavelmente” com o digital e encontraram forma de manter um “bom nível” de desempenho, apesar dos desafios económicos, políticos e tecnológicos.

O MDM 2021 aponta ainda que o “alto nível” de concentração da propriedade dos media poderá desafiar “de modo crítico” a diversidade informativa. Com efeito, nenhum país indicou ter níveis de concentração muito baixos e, em quase todos, “a concorrência parece ser fraca”.

Assim, verificou-se que o processo de digitalização não contribuiu, na realidade, para equilibrar os níveis de concentração da propriedade, tanto ao nível regional como local.

About Patrícia Troca

Apaixonada por Jornalismo, mas rendida ao destino em outras áreas da Comunicação e Relações Públicas. Sou feliz a escrever e a dar voz à ambição das pessoas com quem trabalho, cujos objetivos sempre me apaixonam. Para mim, Comunicar é um Fado.