Na passada sexta-feira, dia 26, o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP anunciou a escolha, por unanimidade, da candidatura do projeto estratégico 2021-2023, apresentada por Nicolau Santos e Hugo Figueiredo, para a administração da estação. Nicolau Santos será o novo presidente da RTP.

Este projeto estratégico para os próximos três anos procura explorar sinergias com a agência Lusa, na área da gestão de espaços e na colaboração editorial, com conteúdos de maior rigor, inovação e credibilidade. Entre as muitas metas apresentadas, a aposta passa, também, pela produção de conteúdos multiplataforma, a aproximação ao público (especialmente aos jovens) e o combate à desinformação, através de parcerias com outros meios de comunicação social. O plano é ser “o alfa e o ómega da rádio, televisão e do digital em Portugal”.

O jornalista e economista Nicolau Santos cessa, agora, a função de presidente do conselho de administração da Lusa, que ocupou em março de 2018, após passagem pelos jornais Expresso, Semanário Económico, Diário Económico e Público. Na presidência da administração da RTP sucede a Gonçalo Reis, que liderava a empresa desde 2015.

Hugo Figueiredo, administrador da RTP desde 2018, com o pelouro dos conteúdos, foi administrador e presidente da direção do jornal Público, foi administrador da Rádio Nova e desempenhou funções na direção das operadoras NOS e Optimus.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.