nov 10, 2021 / in Media / by Ana Faustino

O podcast do Expresso, A Beleza das Pequenas Coisas, apresentado pelo jornalista Bernardo Mendonça, foi o vencedor das categorias Podcast do Ano e Entrevista, na terceira edição dos Prémios Podes, que distingue os melhores podcasts portugueses.

A cerimónia de entrega dos Prémios do Festival Podes, criados por Mário Barcelos, atual diretor do festival, decorreu este domingo, 7 de Novembro, onde foram avaliados 272 programas diferentes.

Nesta edição, foram entregues 14 prémios, nas categorias:

Prémio Narrativa: Fumaça

Prémio Entrevista: A Beleza das Pequenas Coisas

Prémio Humor: Separados de Fresco

Prémio Lifestyle: Kológica

Prémio Política, economia e informação: Perguntar não ofende

Prémio Arte e Cultura: O Poema ensina a cair

Prémio Lazer e tempos livres: Duas pessoas a conversar

Prémio Desporto: 1×1 by Hoopers

Prémio Ciência, tecnologia e educação: O teu mal é sono

Prémio Questões sociais: Pioneiro

Prémio Rádio: Fala com ela

Prémio Vozes: Dar a voz a esQrever

Prémio do Público (único prémio não atribuído pelo júri): Vamos Tratar de Vida

Prémio Podcast do Ano: A Beleza das Pequenas Coisas

O júri foi constituído por Paula Cordeiro (podcaster e docente), Ana Isabel Reis (investigadora), Bárbara Baldaia (jornalista), Céu Mateus (investigadora), Daniel Viana (actor), Guilherme Fonseca (humorista), Joana Bértholo (escritora), Joana Martins (comunicadora), João Paulo Meneses (jornalista), Jorge Félix Cardoso (médico), Luis Bonixe (professor e jornalista), Manuel Cordeiro (arquiteto) e Miguel Van der Kellen (professor e sonoplasta).

O processo dos Prémios Podes deste ano teve início em Setembro, com a inscrição dos podcasts interessados em concorrer, para que pudessem ser considerados nas nomeações. Simultaneamente, foi aberta a votação livre para o Prémio do Público, que decorreu até 15 de Outubro. Após o encerramento das inscrições, foram criadas shortlists para cada categoria e um júri de 13 membros foi incumbido de eleger 5 nomeados e 1 vencedor para cada prémio.

Eleito pelo júri como Podcast do Ano, o podcast de entrevistas A Beleza das Pequenas Coisas, criado em 2017, convida “as mais variadas personagens que contam histórias maiores do que a vida”. Maria Teresa Horta, Manuela Moura Guedes ou Kalaf foram alguns dos entrevistados no programa.

Em 2019, o Prémio Podcast do Ano foi atribuído ao projeto Fumaça e, em 2020, ao podcast dedicado à música Portuguesa, Brandes Costumes.

Publicações mais recentes

Tópicos do Blogue Cision

  • Notícias de Produtos Cision

    Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.

  • Melhores Práticas de Comunicação

    Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.

  • Tendências

    Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.

  • Blog dos Media

    Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.