Time Out Natal em banca, neste fim de semana

A edição especial de Natal, da Time Out, marca o regresso da revista às bancas e estará disponível para venda já neste fim de semana.

São quase 150 páginas dedicadas à quadra com centenas de ideias de presentes para toda a família e tudo para uma consoada perfeita – da decoração ao bacalhau” é a descrição desta edição, efetuada pela própria revista. Os negócios locais e as marcas nacionais têm lugar destacado no sapatinho do Especial de Natal. A imagem da capa foi bordada à mão, em ponto de cruz, por Marta Ramos (Ginger & Stitch), celebrando as tradições natalícias, com direito a vídeo na página de Facebook da Time Out.

A revista passou para o formato digital, na edição de 23 de março deste ano, em época de confinamento e adotou, temporariamente, o título Time In, o que lhe valeu o prémio de bronze da Media Week, para Melhor Inovação nos Media.

Para além desta edição Especial de Natal, desde o final de março, a marca publicou 3 edições em papel: dois especiais de Verão e um, de Outono/Inverno.

Vozes de Gaia, projeto de literacia mediática, com redação comunitária

Estão abertas, até ao final de dezembro, as candidaturas para o Vozes de Gaia, projeto que criará uma redação comunitária, onde os jornalistas serão residentes do concelho de Vila Nova de Gaia, com mais de 55 anos. Esta iniciativa visa promover a literacia digital e para os media, fornecendo competências e ferramentas que possibilitem, aos jornalistas séniores, entender melhor o setor dos media, navegar no universo de informação digital, com maior segurança, reconhecendo as fake news e contribuindo, ainda, para o aumento da cidadania ativa, bem como para a redução do isolamento e da exclusão social.

O projeto pretende alcançar 360 cidadãos, que serão orientados por jornalistas profissionais, na recolha, produção e edição de conteúdos de imprensa e rádio, incluindo podcasts.

O Vozes de Gaia surge de uma parceria entre o jornal Público e a Fundação Inatel e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, deverá decorrer durante 2 anos e o seu arranque está previsto para o início de 2021.

Serão formados 18 grupos, 3 dos quais estarão em funcionamento, em simultâneo, em cada trimestre. Cada grupo terá 6 horas de trabalho semanais na redação, deslocações para a realização de entrevistas e reportagens e participará num evento de teambuilding. De acordo com o comunicado da Inatel, “Dado o contexto pandémico que Portugal atravessa, o projeto poderá sofrer algumas alterações, nomeadamente, poderá ser necessário adotar o formato online para algumas sessões de trabalho.”

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail vozesdegaia@publico.pt e as dúvidas podem ser esclarecidas, através do número 226 151 000.

A Fundação Inatel e o jornal Público apresentaram a candidatura à iniciativa Portugal Inovação Social, tendo esta sido aprovada com um investimento total a rondar os quinhentos mil euros, sendo 150 mil euros financiados pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, enquanto investidor social.

João Fernando Ramos apresenta Jornal da Uma, na TVI

Após a saída de Pedro Pinto da TVI, na segunda-feira, dia 23, rumo à Direção de Comunicação do S. L. Benfica, João Fernando Ramos anunciou, nas redes sociais, que assumiria, esta semana, a apresentação do bloco informativo da hora de almoço, na TVI: “Esta semana espero por si com a informação do dia no Jornal da Uma. É às 13 na TVI“.

O jornalista, natural da Lousã, está na TVI, desde 1 de setembro, como responsável executivo pela operação e expansão da TVI, na região Norte. Anteriormente, dedicou 30 anos à estação pública, RTP, onde apresentava o Jornal 2, na RTP2.

Relembramos que, em 2019, João Pedro Ramos foi considerado um dos 10 jornalistas mais influentes, num estudo realizado pela Omnicom/Cision/UCP.

Hugo Gilberto junta-se a Sandra Sousa, no Jornal 2

O renovado Jornal 2 estreia no dia 1 de dezembro, na RTP2, com nova imagem, grafismo e pivô, Hugo Gilberto, que irá conduzir este espaço informativo, alternando semanalmente com a atual apresentadora, Sandra Sousa.

O programa, com o sloganO mundo em 30 minutos“, destacará a atualidade nacional, internacional e cultural e será emitido, como habitualmente, a partir das 21h30, na RTP2.

Hugo Gilberto, de 42 anos, é diretor-adjunto da RTP, responsável pelo canal público, no Porto e, tendo a tutela do desporto, tem sido um dos rostos dos formatos desportivos do canal, como o Trio d’Ataque, da RTP3, programa de debate futebolístico, que modera, desde o início, em 2014, e o qual continuará a conduzir, até ao final do atual campeonato.

O jornalista assume o cargo anteriormente ocupado por João Fernando Ramos, que no verão se mudou para a TVI, onde, desde esta terça-feira, conduz o Jornal da Uma, após a saída de Pedro Pinto para a direção de comunicação do Benfica.

O Jornal 2 realiza-se, durante a semana, no Centro de Produção do Porto, em Vila Nova de Gaia.

Mário Ferreira, novo presidente da Media Capital, lança OPA, a 0,67€ por ação

Na passada terça-feira, decorreu a assembleia-geral (AG) de acionistas da Media Capital, na qual foram designados para o conselho de administração, por unanimidade, Mário Ferreira (Douro Azul), como presidente, Paulo Gaspar (Lusiaves), como vice-presidente e Cristina Ferreira (diretora de entretenimento e ficção da TVI), Avelino Gaspar (Lusiaves), João Serrenho (CIN), Luís Cunha Velho, Miguel Osório (Biz Partners), Paula Ferreira (Pluris Investments) e Rui Freitas (Zenithodyssey), enquanto vogais do conselho de administração.

A AG teve lugar, apesar da deliberação contrária da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), apresentada na véspera, que alertava que as decisões resultantes desta assembleia poderiam ser nulas, dado o processo de contraordenação e as dúvidas existentes sobre a validade da atual titularidade das ações da Media Capital, já que a ERC pretende clarificar se o empresário exercia controlo efetivo sobre a empresa, desde maio. Após a AG, em conferência de imprensa, Mário Ferreira considerou “muito grave” a deliberação da ERC, indicando que esta pode colocar em causa a “sobrevivência da TVI”.

Uma vez que a Comissão do Mercado de Valores de Mobiliários (CMVM) considerou ter existido concertação entre Mário Ferreira e a Prisa na compra da Media Capital, a Pluris, detida por Mário Ferreira, viu-se forçada a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória, nesta quarta-feira.

A oferta, que consta do anúncio preliminar, é de 0,67€ por ação, acima dos 0,4111€, pelos quais Mário Ferreira comprou 30,22% da Media Capital à Prisa, num total de 10,5 milhões de euros. Com esta oferta, Mário Ferreira poderá ter de gastar 39,5 milhões de euros, se os restantes acionistas, titulares de 69,78% do capital, aceitarem a proposta.

De recordar que, em setembro, a Cofina fez uma oferta de 0,415€ por cada ação da Media Capital. O grupo que detém o Correio da Manhã anunciou, esta semana, que “enquanto oferente na oferta pública de aquisição (OPA) em curso, continua disponível para fazer parte de uma solução de viabilidade e crescimento da Media Capital”.

A Media Capital, proprietária da TVI e das Rádios Comercial, M80, Smooth e Cidade FM, tem como acionistas a Pluris Investments (30,22%), Triun (23%), Biz Partners (11,97%), CIN (11,20%), Zenithodyssey (10%), Fitas & Essências (3%), DoCasal Investimentos (2,5%) e o NCG Banco (5,05%).

HOW – House of Words apresenta plataforma Cardio 365º

Depois de ter lançado o site Diabetes 365º (em novembro de 2019), plataforma que visa aumentar a consciencialização sobre a diabetes em Portugal, a How – House of Words apresenta agora o novo portal Cardio 365º.

Lançado na terça-feira, 24 de novembro, o site tem por objetivo ensinar a população a lidar com as doenças cardiovasculares através da apresentação das principais notícias relacionadas com o conhecimento, prevenção e tratamento das mesmas. O tema é abordado sob três prismas: Saber, Prevenir e Cuidar.

Sabendo que as doenças cardiovasculares constituem uma das principais causas de morte no Mundo, a plataforma Cadio 365º pretende constituir-se como uma fonte de informação que contribua para a literacia e consciencialização da população nesta matéria. Para tal contará com a pareceria de revistas e sites especializados na área da saúde, e com a colaboração de entidades para a educação e prevenção das doenças cardiovasculares.

Além do site, a informação ficará também disponível nas redes sociais do meio, tanto na página Facebook como no canal YouTube. De referir que a HOW – House of Words, é uma empresa produtora de conteúdos que, para além dos sites Diabetes 365º e Cardio 365º, detém as revistas Prevenir, Saber Viver, pH e Modern Life.