De acordo com os mais recentes dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), a circulação paga registada no último trimestre de 2020 denuncia uma descida de 14,33%, quando comparada com o período homólogo. Apesar da subida da circulação digital paga, em 28,27%, entre outubro e dezembro de 2019 e de 2020, esta não se revelou suficiente para colmatar a queda de 18,61% verificada na circulação impressa paga – que representa, ainda, 86,34% do total de vendas.

Ainda em comparação com o quarto trimestre de 2019, dos 48 meios em análise, apenas quatro conseguiram um aumento da circulação total paga (impressa e digital), em 2020: Expresso (22,53%), Autofoco (15%), Continente Magazine (6,23%) e Jornal de Letras, Artes & Ideias (2,15%). A revista TV Guia registou o maior aumento na circulação paga digital, 69,83%, entre os dois períodos.

Relativamente ao trimestre anterior, de julho a setembro de 2020, a circulação total paga apresenta um decréscimo de 9,23%, onde também a circulação digital recua 3,94%.

Os meios que perfazem o top dez de vendas, em suporte de papel e digital, no quarto trimestre de 2020 são os mesmos que os do trimestre anterior, com algumas alterações na sua ordenação. O Expresso mantém-se no topo, seguido, agora, pela Continente Magazine (que, em igual período de 2019, ocupava o primeiro lugar). A revista Maria cai da segunda para a terceira posição, enquanto o Correio da Manhã continua no quarto lugar. O Público apresenta a maior subida nesta tabela, da oitava para a quinta posição (em 2019, encontrava-se no último lugar do ranking). Nova Gente e TV Guia preservam o sexto e sétimo lugar, respetivamente. O Jornal de Notícias e a Visão sobem uma posição, para a oitava e nona posições, enquanto a TV 7 Dias sofre a maior queda, do quinto para o décimo lugar. Reveja, aqui, os números, análise e tabela de circulação paga, relativos ao terceiro trimestre de 2020.

Entre 2019 e 2020, para além da reordenação da tabela, de notar a saída da revista Sábado do top de meios com maior circulação paga, em oitavo lugar e a entrada da concorrente Visão.

No período em análise, de outubro a dezembro de 2020, 12 das publicações analisadas não registaram vendas em suporte digital, constando uma do top de meios com mais vendas, a Continente Magazine.

A metodologia utilizada nesta análise teve por base 48 publicações, auditadas pela APCT, em 2019 e 2020, com valores de circulação total paga, em cada trimestre, superiores a 0.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal
Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais).
Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal.
Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015.
Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário.
Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.