fev 22, 2023 / in Tendências

Que estratégia de comunicação devo utilizar para tornar a minha marca visível, obter cobertura mediática e criar envolvimento nas redes sociais? Esta é a questão que move todos os que trabalham em comunicação. A Análise de Insights do CES 2023, realizada pela Cision Insights, fornece-nos 5 lições chave para uma estratégia de comunicação de sucesso.

 

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Evidências da análise dos Insights do CES 2023

 
  1. Os eventos físicos ainda têm o seu lugar num mundo pós COVID: Face aos custos dos acontecimentos, é legítimo que uma marca pense antes de investir. No entanto, o retorno físico do CES demonstra o valor acrescentado de realizar eventos físicos. 115% mais visitantes, 39% mais expositores, 16% mais cobertura mediática e 51% mais interação social do que a edição virtual em 2021.
  2. Samsung, LG e Sony: uma estratégia de relações públicas que continua a ser muito bem sucedida: Samsung, LG e Sony são as 3 marcas que obtiveram a maior cobertura mediática e nas redes sociais. São também as que comunicaram mais com os Media antes e durante o espetáculo e as que organizaram o maior número de conferências de imprensa durante os dias de abertura reservados aos Media.
  3. Conteúdo é rei: substância supera a forma para atrair a atenção:  Jornalistas e consumidores querem ver os produtos, inovações e tecnologias de uma marca. Patrocinar um evento não é uma garantia de sucesso na captação de interesse se não houver um anúncio real por detrás.
  4. Comunicar sobre inovação sim, mas deve ser bom para o planeta e bom para as pessoas: Embora os produtos de uma marca sejam essenciais, a tecnologia por si só não é suficiente, e as marcas devem comunicar através do prisma da sua real contribuição para o planeta e para as mulheres e homens que o compõem. Quando as marcas destacam a sustentabilidade dos seus produtos (por exemplo, a parceria Samsung e Patagónia), a poupança de energia, um ecossistema circular (Sony, BMW), ficam no topo das marcas e/ou tendências mais citadas pelos meios de comunicação e utilizadores da Internet.
  5. Os CEOs devem estar envolvidos na comunicação da sua marca e encarnar a visão da sua empresa: Os 3 Keynote Speakers que obtiveram a maior percentagem de votos foram os CEOs que trouxeram a visão da sua empresa, ao mesmo tempo que abordaram os contextos económicos e sociais globais. As marcas que conseguiram envolver os seus líderes tiveram um verdadeiro impacto mediático foram a BMW, através de Olivier Zipse, a Stellantis através de Carlos Tavares e a Delta Air Lines através de Ed Bastian. 

 

Qual foi o ponto alto do CES 2023? Casa Inteligente, Mobilidade, I.A., Jogos de Vídeo, o Metaverso, a Sustentabilidade?

Quais são as principais tendências a conhecer? Como é que o mercado automóvel aumentou a visibilidade do salão? Como é que os media internacionais se apoderaram do CES?

 

Respostas na íntegra do Relatório CES 2023 

 

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