set 16, 2021 / in Media / by Ana Faustino

Os mais recentes dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), relativos ao segundo trimestre de 2021, indicam que as vendas de jornais e revistas registaram uma subida, ainda que ligeira, de 1,78%, por comparação com o período homólogo. Entre abril e junho de 2021, tanto as vendas de edições em suporte de papel, como as digitais, aumentaram relativamente ao mesmo período em 2020, respetivamente, em 0,17% e 11,34%. Nas 45 publicações em análise, a circulação paga digital representa, agora, 15,8% do total de vendas, o que equivale a um aumento de 1,4 pontos percentuais, face ao ano anterior.

O Expresso manteve-se o meio com maior circulação paga, com uma média de 103 051 exemplares vendidos por edição, seguido pela revista Continente Magazine, com média de 67 426 exemplares vendidos e pelo Correio da Manhã, que apresentou uma média de 54 705 exemplares vendidos, por edição. O top 10 das publicações que obtiveram maior circulação paga é completo pelas publicações Maria, Público, TV 7 Dias, Nova Gente, TV Guia, Visão e Sábado.

Das dez publicações que alcançaram maior circulação paga, a Continente Magazine consegue o maior aumento de vendas, face ao mesmo período em 2020, com uma variação positiva de 36,11%, seguida pelo jornal Público, que sobe 23,02%. A Continente Magazine é, ainda, a única publicação no top 10 sem vendas em suporte digital, enquanto três destas publicações apresentam uma média de vendas digitais por edição inferior a 16 exemplares: Nova Gente, TV 7 Dias e Maria.

Por comparação com o top 10 de circulação paga no período homólogo, disponível aqui, para além da reordenação de alguns lugares da tabela, regista-se a saída da revista Happy Woman, que deixou de ser auditada pela APCT e do Jornal de Notícias, que desce da 10.ª para a 11.ª posição, dando lugar à entrada das revistas Visão e Sábado, para os 9.º e 10.º lugares, respetivamente.

A metodologia utilizada nesta análise teve por base 45 publicações, auditadas pela APCT, em 2020 e 2021, com valores de circulação total paga, em cada trimestre, superiores a 0.

Publicações mais recentes

Tópicos do Blogue Cision

  • Notícias de Produtos Cision

    Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.

  • Melhores Práticas de Comunicação

    Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.

  • Tendências

    Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.

  • Blog dos Media

    Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.